Questões sobre romantismo

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Teste seus conhecimentos sobre o Romantismo no Brasil, em Portugal, as fases e as principais características do movimento. Responda às questões e confirme as respostas comentadas por nossos professores especialistas.

Questão 1

(Enem)

Soneto

Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!

Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!... já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece...
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!

O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.

Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!

AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é

a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.

Alternativa correta: b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.

O soneto mostra um eu lírico magoado e desgostoso. "Desgosto, mágoa e agonia" são palavras que nos ambientam para esse sentimento, que é consequência de uma desilusão amorosa ("Volve ao amante os olhos por piedade, / Olhos por quem viveu quem já não vive!").

O eu lírico está, sobretudo, desanimado, motivo pelo qual não reage, e isso o incomoda. É o que observamos nos versos "O corpo exausto que o repouso esquece... / Eis o estado em que a mágoa me tem posto!".

Questão 2

(Enem)

No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o Romantismo.

“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957.

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:

a) “… o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas …”
b) “… era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça …”
c) “Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, …”
d) “Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos … “
e) “… o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”

Alternativa correta: a) “… o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas …”.

Enquanto o Romantismo idealizava a mulher como um ser fisicamente perfeito, o Realismo, de Machado de Assis, entende que uma mulher pode ser bela mesmo com imperfeições.

Uma mulher "real", que naturalmente não pode ser perfeita, é igualmente bela.

Questão 3

(Mackenzie)

A natureza, nessa estrofe:

“Do tamarindo a flor abriu-se, há pouco,
Já solta o bogari mais doce aroma!
Como prece de amor, como estas preces,
No silêncio da noite o bosque exala.”

Gonçalves Dias

Obs.:

tamarindo = árvore frutífera; o fruto dessa mesma planta
bogari = arbusto de flores brancas

a) é concebida como uma força indomável que submete o eu lírico a uma experiência erótica instintiva.
b) expressa sentimentos amorosos.
c) é representada por divindade mítica da tradição clássica.
d) funciona apenas como quadro cenográfico para o idílio amoroso.
e) é recriada objetivamente, com base em elementos da fauna e da flora nacionais.

Alternativa correta: b) expressa sentimentos amorosos.

A natureza, exaltada por Gonçalves Dias, é um dos temas mais comuns na sua obra.

Nessa estrofe, do poema Leito de Folhas Verdes, o poeta relaciona a ação da natureza com sentimentos amorosos, tal como mostram os versos "Como prece de amor, como estas preces, / No silêncio da noite o bosque exala.".

Questão 4

(Enem)

TEXTO A

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá,
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas tem mais flores,
Nossos bosques tem mais vida,
Nossa vida mais amores.

[...]

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras
Onde canta o Sabiá.

DIAS, G. Poesia e prosa completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1998.

TEXTO B

Canto de regresso à Pátria

Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá

Minha terra tem mais rosas
E quase tem mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra

Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá

Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que eu veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo

ANDRADE, O. Cadernos de poesia do aluno Oswald. São Paulo: Círculo do Livro. s/d.

Os textos A e B, escritos em contextos históricos e culturais diversos, enfocam o mesmo motivo poético: a paisagem brasileira entrevista a distância. Analisando-os, conclui-se que:

a) o ufanismo, atitude de quem se orgulha excessivamente do país em que nasceu, e o tom de que se revestem os dois textos.
b) a exaltação da natureza é a principal característica do texto B, que valoriza a paisagem tropical realçada no texto A.
c) o texto B aborda o tema da nação, como o texto A, mas sem perder a visão crítica da realidade brasileira.
d) o texto B, em oposição ao texto A, revela distanciamento geográfico do poeta em relação à pátria.
e) ambos os textos apresentam ironicamente a paisagem brasileira.

Alternativa correta: c) o texto B aborda o tema da nação, como o texto A, mas sem perder a visão crítica da realidade brasileira.

O texto do modernista Oswald de Andrade faz intertextualidade com o do romântico Gonçalves Dias.

Enquanto a "Canção do Exílio" caracteriza-se pelo ufanismo (patriotismo excessivo), "Canto de Regresso à Pátria" caracteriza-se pelo patriotismo, cujo orgulho da pátria não impede o autor de enxergar de forma crítica a realidade. É possível notar isso nos seguintes versos: "Ouro terra amor e rosas / Eu quero tudo de lá", ou seja, mesmo patriota, eu tiro proveito na pátria se assim me convir.

Questão 5

(Enem)

O sertão e o sertanejo

Ali começa o sertão chamado bruto. Nesses campos, tão diversos pelo matiz das cores, o capim crescido e ressecado pelo ardor do sol transforma-se em vicejante tapete de relva, quando lavra o incêndio que algum tropeiro, por acaso ou mero desenfado, ateia com uma faúlha do seu isqueiro. Minando surda na touceira, queda a vida centelha. Corra daí a instantes qualquer aragem, por débil que seja, e levanta-se a língua de fogo esguia e trêmula, como que a contemplar medrosa e vacilante os espaços imensos que se alongam diante dela. O fogo, detido em pontos, aqui, ali, a consumir com mais lentidão algum estorvo, vai aos poucos morrendo até se extinguir de todo, deixando como sinal da avassaladora passagem o alvacento lençol, que lhe foi seguindo os velozes passos. Por toda a parte melancolia; de todos os lados éticas perspectivas. É cair, porém, daí a dias copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios recantos a traçar às pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade. Transborda a vida.

TAUNAY, A. Inocência. São Paulo: Ática, 1999 (adaptado).

O romance romântico teve fundamental importância na formação da ideia de nação. Considerando o trecho acima, é possível reconhecer que uma das principais e permanentes contribuições do Romantismo para construção da identidade da nação é a:

a) possibilidade de apresentar uma dimensão desconhecida da natureza nacional, marcada pelo subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovação.

b) consciência da exploração da terra pelos colonizadores e pela classe dominante local, o que coibiu a exploração desenfreada das riquezas naturais do país.

c) construção, em linguagem simples, realista e documental, sem fantasia ou exaltação, de uma imagem da terra que revelou o quanto é grandiosa a natureza brasileira.

d) expansão dos limites geográficos da terra, que promoveu o sentimento de unidade do território nacional e deu a conhecer os lugares mais distantes do Brasil aos brasileiros.

e) valorização da vida urbana e do progresso, em detrimento do interior do Brasil, formulando um conceito de nação centrado nos modelos da nascente burguesia brasileira.

Alternativa correta: d) expansão dos limites geográficos da terra, que promoveu o sentimento de unidade do território nacional e deu a conhecer os lugares mais distantes do Brasil aos brasileiros.

É no Romantismo que encontramos a valorização da pátria. A obra "Inocência", de Visconde de Taunay, é um romance regionalista que foi escrita entre o fim do Romantismo e início do Naturalismo.

Nela, Taunay dá a conhecer os costumes e a beleza do sertão, expandindo o conhecimento acerca do Brasil à grande parte dos brasileiros.

Questão 6

(Fuvest)

Entre as obras mais comentadas do Visconde de Taunay estão: O Encilhamento, A Retirada da Laguna e, principalmente, o romance:

a) A Moreninha.
b) Inocência.
c) Clarissa.
d) Rosa.
e) A Escrava Isaura.

Alternativa correta: b) Inocência.

"Inocência" é considerada a obra-prima de Visconde de Taunay. Obra de 1872, ela detalha as paisagens e a vida do sertão brasileiro de acordo com a realidade.

As viagens feitas por Visconde de Taunay foram essenciais para a qualidade desse romance regionalista.

Questão 7

(FCC)

A palavra de Castro Alves seria, no contexto em que se inseriu, uma palavra aberta à realidade da nação, indignando-se o poeta com o problema do escravo e entusiasmando-se com o progresso e a técnica que já atingiam o meio rural. Esse último aspecto permite afirmar que Castro Alves

a) identifica-se aos poetas da segunda geração romântica no que se refere à concepção da natureza como refúgio.
b) afasta-se, nesse sentido, de outros poetas, como Fagundes Varela, que consideram o campo um antídoto para os males da cidade.
c) trata a natureza da mesma forma que o poeta árcade que o antecedeu.
d) antecipa o comportamento do poeta parnasiano que se entusiasma com a realidade exterior.
e) idealiza a natureza da pátria, buscando preservar a sua simplicidade e pureza, tal como Gonçalves Dias.

Alternativa correta: b) afasta-se, nesse sentido, de outros poetas, como Fagundes Varela, que consideram o campo um antídoto para os males da cidade.

Fagundes Varela não quer encontrar no campo o mesmo que encontra na cidade. Para ele, o campo é um alívio, sendo uma forma de corrigir coisas desagradáveis, a que ele chama de "males da cidade".

Enquanto isso, Castro Alves revela sua opinião sobre o progresso do campo, tal como se verifica no seguinte trecho: "entusiasmando-se com o progresso e a técnica que já atingiam o meio rural".

Questão 8

(UEL)

Assinale a alternativa que completa adequadamente a asserção:

O Romantismo, graças à ideologia dominante e a um complexo conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma época propícia ao aparecimento de naturezas humanas marcadas por

a) teocentrismo, hipersensibilidade, alegria, otimismo e crença.
b) etnocentrismo, insensibilidade, descontração, otimismo e crença na sociedade.
c) egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero.
d) teocentrismo, insensibilidade, descontração, angústia e desesperança.
e) egocentrismo, hipersensibilidade, alegria, descontração e crença no futuro.

Alternativa correta: c) egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero.

Todas essas são características do Romantismo. A primeira geração romântica é marcada pelo sentimentalismo, nacionalismo, exaltação da natureza, enquanto a segunda é carregada de pessimismo.

A terceira geração, por sua vez, caracteriza-se pelos aspectos libertadores e da realidade social.

Questão 9

(FEI)

Numere a coluna da esquerda, de acordo com a coluna da direita, tendo em vista a poesia romântica brasileira:

1. primeira geração
2. segunda geração
3. terceira geração

( ) abolicionismo
( ) condoreirismo
( ) autocomiseração exacerbada
( ) obsessão pela morte
( ) indianismo
( ) nacionalismo

Agora, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta dos numerais:

a) 2 - 3 - 2 - 1 - 2 - 1.
b) 1 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3.
c) 3 - 2 - 2 - 1 - 2 - 2.
d) 2 - 1 - 2 - 2 - 1 - 1.
e) 3 - 3 - 2 - 2 - 1 - 1.

Alternativa correta: e) 3 - 3 - 2 - 2 - 1 - 1.

O abolicionismo é característico da terceira geração do Romantismo, momento que revela preocupação com a realidade social.

O condoreirismo, também dessa mesma fase, traduz o condor, que foi símbolo escolhido pela juventude dos românticos para expressar o seu desejo por liberdade.

A autocomiseração e a obsessão pela morte pertencem à geração que ficou conhecida como "geração do mal do século", que era marcada pelo pessimismo e exaltava a morte.

O indianismo, a par do nacionalismo, são caraterísticos da primeira geração romântica, que retratou o índio como um herói nacional.

Questão 10

(UFPR)

Alguns dos maiores expoente da estética romântica em Portugal no século XIX foram:

a) Castro Alves, Almeida Garret e Alexandre Herculano
b) Cesário Verde, Álvares de Azevedo e Castro Alves.
c) Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco e Vitor Hugo.
d) Stendhal, Antero de Quental e Fagundes Varela.
e) Almeida Garret, Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco.

Alternativa correta: e) Almeida Garret, Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco.

Essa é a única alternativa cujos autores são todos portugueses. Almeida Garret (1799-1854), Alexandre Herculano (1810-1870) e Camilo Castelo Branco (1825-1890) são alguns dos mais importantes e conhecidos autores do Romantismo em Portugal.

Questão 11

(Fuvest)

Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos:

a) Aparentemente idealista, foi, na realidade, o primeiro momento do Naturalismo Literário.
b) Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente.
c) Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
d) Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político.
e) Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, incompatível com a exaltação da pátria.

Alternativa correta: b) Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente.

A primeira fase do Romantismo caracteriza-se pela idealização do índio e pelo nacionalismo, exaltando o nosso passado.

Essas características relacionam-se com o contexto histórico em que surge o Romantismo (1836), anos depois da Independência do Brasil (1822).

Questão 12

(UCP-PR)

O desejo de morrer e a sentimentalidade doentia são características da poesia do autor de Lira dos vinte anos. Trata-se de:

a) Gonçalves Dias.
b) Castro Alves.
c) Gonçalves de Magalhães.
d) Casimiro de Abreu.
e) Álvares de Azevedo.

Alternativa correta: e) Álvares de Azevedo.

Álvares de Azevedo (1831-1852) fez parte da segunda geração romântica, também conhecida como Geração “Mal do Século”. Essa geração caracteriza-se, principalmente, por pessimismo, egocentrismo e exaltação da morte.

Questão 13

(UFV)

Assinale a alternativa falsa:

a) Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.

b) Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado nos modelos medievais e unificado pela prevalência de características comuns a todos os escritores da época.

c) Romantismo, como estilo de época, consistiu basicamente num fenômeno estético-literário desenvolvido em oposição ao intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século XVIII.

d) Romantismo, ou melhor, o espírito romântico, pode ser sintetizado numa única qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à imaginação a capacidade extraordinária dos românticos de criarem mundos imaginários.

e) Romantismo caracterizou-se por um complexo de características, como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto da natureza e o escapismo.

Alternativa correta: a) Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.

Uma das características do Romantismo é o individualismo. Nesta escola literária, o indivíduo é o centro das atenções, ao mesmo tempo em que abandona as formas clássicas e passa a utilizar versos livres e brancos.

Questão 14

(PUC-Campinas)

“Cantor das selvas, entre bravas matas
Áspero tronco da palmeira escolho,
Unido a ele soltarei meu canto,
Enquanto o vento nos palmares zune,
Rugindo os longos, encontrados leques.”

Os versos acima, de Os Timbiras, de Gonçalves Dias, apresentam características da primeira geração romântica:

a) apego ao equilíbrio na forma de expressão; presença do nacionalismo, pela temática indianista e pela valorização da natureza brasileira.

b) resistência aos exageros sentimentais e à forma de expressão subordinada às emoções; visão da poesia a serviço de causas sociais, como a escravidão.

c) expressão preocupada com o senso de medida; “mal do século”; natureza como amiga e confidente.

d) transbordamento na forma de expressão; valorização do índio como típico homem nacional; apresentação da natureza como refúgio dos males do coração.

e) expressão a serviço da manifestação dos estados de espírito mais exagerados; sentimento profundo de solidão.

Alternativa correta: a) apego ao equilíbrio na forma de expressão; presença do nacionalismo, pela temática indianista e pela valorização da natureza brasileira.

A primeira fase do Romantismo baseia-se no indianismo e no nacionalismo, que está relacionado com a busca pela identidade nacional.

Essas características resultam do momento histórico, uma vez que o Romantismo surgiu alguns anos após a Independência do Brasil (1822).

Questão 15

(PUC-PR)

Assinale a alternativa correta.

A poesia brasileira do Romantismo do século XIX pode ser dividida em:

a) três fases: a poesia da natureza e indianista, a poesia individualista e subjetiva, e a poesia liberal e social.
b) duas fases: a histórica e indianista, e a fase subjetiva e individualista.
c) três fases: a subjetiva, a nacionalista e a experimental.
d) quatro fases: a histórica, a de crítica nacionalista, a experimental e a subjetiva.
e) duas fases: a amorosa e sentimental e a fase nacionalista.

Alternativa correta: a) três fases: a poesia da natureza e indianista, a poesia individualista e subjetiva, e a poesia liberal e social.

As três fases do Romantismo apresentam as seguintes características:

  • 1.ª fase: idealização do índio, concebido como “herói nacional”, e exaltação das raízes do nosso país.
  • 2.ª fase: egocentrismo, melancolia, pessimismo e, consequentemente, exaltação da morte.
  • 3.ª fase: busca pela liberdade, de onde surge o condoreirismo e as preocupações sociais e políticas.

Questão 16

Sobre a prosa no romantismo brasileiro é incorreto afirmar:

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Para estudar mais:

Para outros exercícios:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).