Questões sobre Simbolismo
Teste seus conhecimentos sobre o movimento simbolista, o simbolismo no Brasil e o simbolismo em Portugal, com 15 exercícios comentados pelos nossos professores especialistas.
Questão 1
Entre as principais características do simbolismo estão:
a) objetivismo, otimismo, religiosidade.
b) subjetivismo, pessimismo e misticismo.
c) misticismo, individualismo e objetivismo.
d) cientificismo, racionalismo e otimismo.
d) subjetivismo, racionalismo e materialismo
Questão 2
Os principais escritores do simbolismo brasileiro foram:
a) Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
b) Augusto dos Anjos e Teófilo Dias.
c) Olavo Bilac e Alberto de Oliveira.
d) Raimundo Correia e Aluísio de Azevedo.
e) Rubem Braga e Adolfo Caminha
Questão 3
Algumas das características presentes na linguagem do simbolismo são:
a) objetividade, clareza e cultismo.
b) dualidade, formalidade e inexpressividade.
c) expressividade, objetividade e clareza.
d) subjetividade, formalidade e conceptismo.
e) subjetividade, musicalidade, imprecisão.
Questão 4
Qual das alternativas abaixo preenche corretamente a lacuna?
“Em Portugal, o simbolismo surge com a publicação da obra Oaristos (1890), de Eugênio de Castro. Além dele, _________ tiveram grande destaque na poesia simbolista.”
a) Camilo Castelo Branco e Fernando Pessoa
b) Padre Antônio Vieira e Bocage
c) Antônio Nobre e Camilo Pessanha
d) Almeida Garret e Alexandre Herculano
e) Antero de Quental e Eça de Queirós
Questão 5
O movimento simbolista, surgido no final do século XIX, teve início na França com a publicação da obra “As Flores do Mal” (1857) do escritor francês
a) Marcel Proust
b) Victor Hugo
c) Émile Zola
d) Charles Baudelaire
e) Marquês de Sade
Questão 6
O simbolismo surge na França no fim do século XIX em oposição ao
a) Romantismo
b) Parnasianismo
c) Barroco
d) Realismo
e) Modernismo
Questão 7
(FGV-2005) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do Simbolismo:
a) Utiliza o valor sugestivo da música e da cor.
b) Dá ênfase a imaginação e à fantasia.
c) Procura a representação da realidade do subconsciente.
d) É uma atitude objetiva, em oposição ao subjetivismo dos parnasianos.
e) No Brasil, produziu, entre outras, a poesia de Cruz e Sousa e, em Portugal, a de Antônio Nobre.
Questão 8
(UFAM-2009) Assinale a afirmativa que NÃO se refere de modo correto ao Simbolismo:
a) Surgido da inteligência européia, afirmou-se como uma oposição vigorosa ao triunfo do fato e das coisas sobre o sujeito.
b) É uma reação às correntes analíticas e a estilos literários objetivos que proliferaram na segunda metade do século XIX.
c) Os cultores desse estilo tinham a aspiração de integrar a poesia na vida cósmica, privilégio que tradicionalmente coube à religião e à filosofia.
d) As posturas estéticas do período almejavam a apreensão direta de valores transcendentais, como o Bem, o Verdadeiro, o Sagrado.
e) Converge para ideais anti-românticos, abrindo caminho para o exercício de uma outra linguagem, mais aderente aos sentidos e aos objetos.
Questão 9
(PUC-PR 2009) Assinale o que for INCORRETO a respeito da estética simbolista e da poesia de Cruz e Sousa.
a) Os poetas simbolistas se opunham ao objetivismo cientificista dos realistas/naturalistas.
b) Cruz e Sousa é o maior representante da estética simbolista no país. Porém, nas primeiras décadas do século XX, observa-se urna grande expansão do Simbolismo no Sul do Brasil, sendo o Paraná um dos estados com maior número de manifestações poéticas dessa escola, seja pelas revistas que foram criadas, seja pelos poetas que foram revelados.
c) Verifica-se na estética simbolista o culto à musicalidade do poema, em sintonia com a busca pela espiritualidade, um dos temas predominantes na poesia de Cruz e Sousa.
d) O Simbolismo brasileiro recupera de modo inequívoco os procedimentos e os temas do Romantismo, valorizando o sentimento nacionalista e as ideias abolicionistas.
e) Para os simbolistas, a poesia, experiência transcendente, é uma forma pela qual se alcança o sentido oculto das coisas e das vivências.
Questão 10
(Unificado-RS)
Nasce a manhã, a luz tem cheiro... Ei-la que assoma
Pelo ar sutil... Tem cheiro a luz, a manhã nasce...
Oh sonora audição colorida do aroma!
A linguagem poética, em todas as épocas, foi e é simbólica; o Simbolismo recebeu esse nome por levar essa tendência ao paroxismo.
Os versos acima atestam essa exuberância, pela fusão de imagens auditivas, olfativas e visuais, constituindo rico exemplo de:
a) eufemismo
b) polissíndeto
c) sinestesia
d) antítese
e) paradoxo
Questão 11
(Enem-2009)
Cárcere das almas
Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!
CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.
Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são
a) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.
b) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.
c) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.
d) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.
e) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.
Questão 12
(Enem-2014)
Vida obscura
Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para ti foi negro e duro.
Atravessaste no silêncio escuro
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te mais simples e mais puro.
Ninguém te viu o sentimento inquieto,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o coração te apunhalou no mundo,
Mas eu que sempre te segui os passos
sei que cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu suspiro como foi profundo!
SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961.
Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Sousa transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em
a) sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação.
b) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.
c) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.
d) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.
e) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.
Questão 13
(PUC-RS)
Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.
Uma das linhas temáticas da poesia de Alphonsus de Guimaraens, como se observa no exemplo, é a:
a) amada morta
b) religiosidade profunda
c) transfiguração do amor
d) atmosfera litúrgica
e) paisagem mariana
Questão 14
(UFRRJ-2003) Leia o fragmento a seguir do poema 'Evocações' de Alphonsus de Guimaraens:
Na primavera que era a derradeira,
Mãos estendidas a pedir esmola
Da estrada fui postar-me à beira.
Brilhava o sol e o arco-íris era a estola
Maravilhosamente no ar suspensa
Como se sabe, Alphonsus de Guimaraens é tido como um dos mais importantes representantes do Simbolismo no Brasil. No fragmento acima, pode-se destacar a seguinte característica da escola a qual pertence:
a) bucolismo, que se caracteriza pela participação ativa da natureza nas ações narradas.
b) intensa movimentação e alta tensão dramática.
c) concretismo e realismo nas descrições.
d) foco no instante, na cena particular e na impressão que causa.
e) tom poético melancólico, apresentando a natureza como cúmplice na tristeza.
Questão 15
(Mackenzie)
Violoncelo
Chorai, arcadas
Do violoncelo!
Convulsionadas
Pontes aladas
De pesadelo ...
Trêmulos astros…
Soidões* lacustres…
- Lemes e mastros…
E os alabastros
Dos balaústres!
soidões solidões.
(Camilo Pessanha)
Assinale a alternativa correta sobre o texto.
a) Destaca a expressão egocêntrica do sofrimento amoroso, de nítida influência romântica.
b) Recupera da lírica trovadoresca a redondilha maior, a estrutura paralelística e os versos brancos.
c) A influência do Futurismo italiano é comprovada pela presença de frases nominais curtas e temática onírica.
d) A linguagem grandiloqüente, as metáforas cósmicas e o pessimismo exacerbado comprovam o estilo condoreiro.
e) A valorização de recursos estilísticos relacionados ao ritmo e à sonoridade é índice do estilo simbolista.
Para estudar mais: Simbolismo
Para mais exercícios de escolas literárias:
- Questões sobre Romantismo
- Questões sobre Realismo e Naturalismo
- Exercícios sobre Parnasianismo
- Exercícios sobre Pré-Modernismo
DIANA, Daniela. Questões sobre Simbolismo. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/questoes-sobre-simbolismo/. Acesso em: