Como fazer uma redação dissertativa

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Redação dissertativa, ou texto dissertativo, é o tipo de texto que apresenta argumentos e expõe ideias acerca de um tema proposto.

Esse tipo de redação também é chamada de dissertativa-argumentativa e é o exigido na redação do Enem e de vestibulares.

A exposição de ideias faz com que um texto seja dissertativo, enquanto a tentativa de convencer o leitor sobre as ideias que apresentamos torna o texto argumentativo.

Introdução de redação dissertativa

O que é? A introdução contextualiza o leitor para o assunto que será abordado na redação e indica qual o tema tratado, que é o mesmo que um problema para o qual precisamos apresentar uma solução.

Como fazer? Depois de ler a proposta da redação, anote todas as ideias que surgirem na sua cabeça de forma aleatória. Quanto mais ideias, melhor!

Muitas pessoas cometem o erro de querer elaborar as melhores frases e acabam se esquecendo das outras ideias, porque se preocupam apenas com a melhor forma de escrever a primeira delas.

Desenvolvimento de redação dissertativa

O que é? O desenvolvimento desdobra as ideias apresentadas na introdução, mostrando a visão de quem escreve, ou seja, a sua tese.

Como fazer? Nesse momento você deve organizar as ideias apresentadas na introdução.

Depois de ter escrito tudo o que lembrou, pode escolher as ideias que fazem mais sentido. Afinal, se estiver fazendo uma prova, não terá tempo para escrever sobre cada uma que a inspiração trouxe para você.

Desenvolva as suas ideias, ao mesmo tempo em que constrói seu pensamento de forma coesa e coerente.

Conclusão de redação dissertativa

O que é? A conclusão apresenta a solução para o problema que você apresentou e para a tese que desenvolveu.

Como fazer? Não seja repetitivo. A conclusão deve retomar o tema e, principalmente, acrescentar à redação as suas sugestões críticas para explicar como algo pode ser resolvido, ou seja, a proposta de intervenção.

Exemplo de redação dissertativa pronta (com análise)

Confira a redação da participante Carolina Mendes Pereira, que tirou nota 1000 com o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” no Enem 2018:

Redação Enem 2018 nota 1000

Análise da introdução da redação pronta

Na primeira frase, a participante contextualizou o assunto, citando plataformas digitais. E mesmo antes de citar o tema, mostrou seu repertório sociocultural ao mencionar Gilberto Gil e sua canção “Pela Internet”.

Na sequência, a autora da redação indica as ideias que serão abordadas no seu texto: 1) avanço de algoritmos e mecanismo de controle de dados, 2) restrição e direcionamento de notícias e produtos culturais, 3) olhar crítico.

exemplo de introdução

Análise do desenvolvimento da redação pronta

Depois de apresentar as suas ideias na introdução, nos parágrafos seguintes a participante explica cada uma delas.

Primeiro, relativamente à restrição e direcionamento de notícias e produtos culturais (ideia número 2), a autora fala como o panorama apresentado restringe a cidadania. Mais uma vez, ela mostra conhecimento ao citar Habermas, e já se posiciona de maneira crítica (ideia número 3).

No terceiro parágrafo, a autora desenvolve a ideia referente ao que pensa acerca do avanço de algoritmos e mecanismo de controle de dados (ideia número 1). Além disso, ela cita o filósofo Stuart Hall e mostra o seu olhar crítico (ideia número 3).

desenvolvimento de redação

Análise da conclusão da redação pronta

O parágrafo final apresenta medidas para reduzir o problema exposto ao longo da redação, cujas ideias são: responsabilizar as instituições escolares pela educação digital de seus alunos e a promoção de palestras com profissionais para orientar como lidar com a manipulação e controle de dados.

conclusão de redação

Dicas para uma boa redação dissertativa

Fazer uma boa redação dissertativa requer alguns cuidados. Para ajudar você nessa tarefa, o Toda Matéria tem algumas dicas para você:

  • Escreva sem erros ortográficos e não use gírias;
  • Redija um texto coeso e coerente;
  • A estrutura deve ser: introdução, desenvolvimento, conclusão;
  • Não fuja do tema;
  • Mostre conhecimento, citando autores e sua ideias, filmes, acontecimentos históricos, entre outros.
  • Leia, porque ler é fundamental para escrever bem, além do que aumenta o repertório sociocultural das pessoas.

Leia também:

5 passos simples para fazer uma BOA REDAÇÃO (ajudam mesmo!) Ver no YouTube
Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).