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Redação sobre o vício em apostas e jogos online no Brasil (como fazer e exemplos)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Através do assunto sobre vício em apostas e jogos online no Brasil, vamos ensinar como fazer, por onde começar e mostrar, na prática, como fica uma redação que cumpre as exigências para receber nota 1000 no Enem.

Por onde começar a fazer a redação

Após receber a proposta da redação, leia tudo com muita atenção - tema e textos motivadores - e destaque os pontos que parecem mais relevantes para você.

Enquanto reflete sobre o tema, organize as suas ideias mentalmente e comece a anotar o que vier à cabeça.

Pergunte-se qual a opinião que tem sobre esse tema e, principalmente, quais argumentos podem ser usados para defendê-la. Enquanto responde a essas perguntas, lembre-se de fazer um rascunho dos pontos importantes para desenvolver depois. Não tente escrever frases bem construídas ainda, porque isso pode fazer você esquecer da prioridade deste momento, que é reunir argumentos.

Se já tem os argumentos, agora garanta que eles são bons o suficiente para convencer alguém. Para tanto, pense nas consequências sobre o que argumentou.

E, com as consequências em mente, é hora de pensar em como resolver o problema. Então, apresente uma solução, que será a sua proposta de intervenção.

O que cada parte da redação deve ter

Recebeu a proposta, leu atentamente, refletiu sobre os principais pontos - opinião, argumentos, consequências e solução. É hora de começar a construir o seu texto com base nas suas anotações. Divida a sua construção nas seguintes partes e esteja atento ao que deve ser colocado em cada uma delas:

Introdução

Apresente a sua opinião, que é a sua tese. Além disso, apresente repertório cultural. Para tanto, aplique ao texto algo que tenha aprendido mediante uma leitura ou algo que tenha assistido e que esteja de alguma forma relacionado com as ideias que você vai abordar; pode ser uma citação, a ideia de um pensador, uma referência a um livro, a uma série ou a uma obra de arte.

Desenvolvimento

Apresente os seus argumentos e as suas consequências. Desenvolva os seus argumentos, explique-os e tente convencer o leitor. Escreva também quais as suas consequências, apresentado-as de forma clara.

Conclusão

Apresente a solução para o problema apresentado no tema da redação. A solução deve ser prática e detalhada. Não basta dizer que devemos fazer algo, é preciso dizer o quê, como fazer e, além disso, indicar o responsável por colocar a solução em prática.

Revisar o que escreveu com base nas competências exigidas no Enem

Após ter escrito a sua redação, você precisa revisar com um olhar direcionado às 5 competências do Enem. Isso é muito importante, porque cada competência vale 200 pontos e, à medida que elas não são atendidas, a sua nota vai reduzindo.

Competência 1: verifique se usou linguagem formal e que a sua redação não tem marcas de oralidade. Confira também se não deixou passar nenhum erro de acentuação, pontuação, ortografia ou de regras gramaticais.

Competência 2: confirme se a sua redação demonstra que você entendeu a proposta, se o seu texto apresenta repertório cultural e, além disso, se respeita a estrutura dissertativa-argumentativa (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Competência 3: analise se os seus seus argumentos apresentam uma sequência lógica e se são claros na defesa do seu ponto de vista.

Competência 4: revise o seu texto a fim de garantir que utilizou conectivos de forma correta, garantindo a sequência lógica e a coerência entre as suas partes.

Competência 5: reveja se a sua redação apresenta uma solução para o tema, considerando aspectos como cidadania e respeitando os direitos humanos.

Exemplo de redação com o tema "Desafios para a prevenção e o enfrentamento do vício em apostas digitais no Brasil"

Texto I

Setor de apostas em alta
Matheus Gouvea de Andrade
30/07/2024

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em junho mostra que o apelo das apostas é mais forte entre os jovens e que também são eles que arriscam mais seu orçamento. Do total dos entrevistados, 29% dos apostadores têm de 25 a 34 anos; 22% de 35 a 44 anos; 15% de 18 a 24 anos; 13% têm 65 anos ou mais; 12% de 45 a 54 anos; e 10% de 55 a 64 anos.

Dos apostadores consultados no estudo, 64% afirmaram utilizar a renda principal para realizar as apostas online, e 63% tiveram parte do orçamento comprometido; 28% dos que deixaram de comprar algo têm entre 18 a 24 anos, contra apenas 5% entre os 55 a 64 anos.

Uma regulamentação desse setor no Brasil está a caminho. Por outro lado, os cassinos online – onde se enquadra o Jogo do Tigrinho, por exemplo – não são permitidos no país, e as plataformas normalmente usam sedes no Caribe e em ilhas como Malta.

O estudo da SBVC revelou ainda que 49% dos apostadores aumentaram a frequência de suas apostas em 2024. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) sobre investidores no Brasil destacou o setor: em 2023, 14% dos brasileiros usaram as plataformas de apostas. Para 40%, deles, a atividade é uma forma de ganhar dinheiro rápido em momentos de necessidade, com 22% a considerando uma forma de investimento financeiro.

Fonte: band.uol.com.br/noticias/apostas-e-pix-impulsionam-agiotagem-no-brasil-202407301150

Texto II

Charge sobre jogos de aposta online

Fonte: instagram.com/p/C_vMgf8J_su/

Texto III

Brasil vive epidemia de vício em apostas online
Priscila Carvalho
25/09/2024

Desde a regulamentação das apostas online em 2018, pelo então presidente Michel Temer, a prática de jogos de azar cresceu de forma expressiva no Brasil. Hoje, o país ocupa a terceira posição mundial em consumo de casas de apostas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Inglaterra, de acordo com dados da Comscore, empresa especializada em análise de dados.

O aumento desse hábito tem gerado preocupação entre especialistas da saúde, que veem o jogo como uma questão de saúde pública. Bruna Lopes, psicóloga e pesquisadora do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (Proamiti), da Universidade de São Paulo (USP), afirma que a busca por tratamento de problemas relacionados a jogos de azar triplicou desde a liberação.

Essa escalada nos números também foi confirmada pelo psiquiatra Marcelo Santos Cruz, coordenador do Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas e vice-diretor do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ele destaca que o problema não se limita aos jogadores, mas afeta profundamente suas famílias. Além disso, a falta de regulamentação efetiva e políticas públicas claras agrava o cenário. "O que vemos é um crescimento enorme dessas atividades, tanto nos jogos de celular quanto nas apostas esportivas, e muito pouco controle governamental. Isso é extremamente preocupante do ponto de vista da saúde mental", alerta o psiquiatra.

Fonte: dw.com/pt-br/brasil-vive-epidemia-de-v%C3%ADcio-em-apostas-online/a-70319947

Redação pronta que cumpre as exigências para receber nota 1000 no Enem

Em 2018, a regulamentação das apostas online no Brasil marcou um ponto de inflexão para o crescimento dessa prática no país. Desde então, o acesso a jogos de azar por meio de plataformas digitais tornou-se cada vez mais facilitado e sedutor para diversos públicos, especialmente os mais jovens. A popularização das apostas online e sua transformação em um fenômeno cultural nos leva a refletir sobre uma célebre frase do dramaturgo francês Molière: “Todos os vícios, quando estão na moda, passam por virtudes.” Ao normalizar as apostas como um entretenimento digital “aceitável”, e até “lucrativo”, a sociedade cria um ambiente em que os riscos do vício são minimizados, enquanto os prejuízos à saúde mental e financeira são maximizados.

O crescimento das apostas online soma-se ao sucesso dos mecanismos digitais. A pressão da sociedade para dominar as tecnologias é intensa; hoje, quem não acompanha o desenvolvimento digital sente-se ultrapassado, como se precisasse dominar essas plataformas para não ficar atrás daqueles que já estão inseridos nelas. Isso, contudo, aumenta os desafios relacionados ao vício, pois as apostas passam a ser vistas como mais uma habilidade digital a ser dominada e utilizada para alcançar vantagens econômicas. Dessa forma, torna-se mais difícil para muitos usuários perceberem a linha tênue que separa o entretenimento digital de um problema potencialmente devastador, visto que o apelo à modernidade e ao “fazer parte” das tendências tecnológicas pode cegar os usuários para os malefícios escondidos nesse comportamento.

Um dos maiores perigos desse cenário é a incapacidade de discernir os benefícios e os riscos dos mecanismos digitais. Ao enxergar as apostas como algo inofensivo, muitos indivíduos se tornam vulneráveis a problemas como endividamento, comprometendo suas finanças pessoais para sustentar essa prática. Além disso, especialistas na área da saúde mental alertam para os riscos associados ao vício em jogos de azar, agravando a necessidade de tratamento psicológico e de medidas de apoio. Assim, o vício em apostas digitais configura-se como um problema complexo, que atinge diretamente a qualidade de vida de milhares de brasileiros.

Para enfrentar esse desafio, é essencial conscientizar a população sobre os riscos das apostas e jogos online, quebrando a visão simplista e inofensiva que muitos têm sobre essas práticas. A implementação de campanhas educativas nas escolas, como palestras e debates sobre o impacto dos jogos de azar, pode ser uma medida eficaz de prevenção e intervenção, preparando as gerações mais jovens para refletirem criticamente sobre o tema. Tais ações têm o potencial de esclarecer os perigos do vício, incentivando um uso responsável das tecnologias e evitando que o problema atinja proporções ainda maiores, reduzindo a necessidade de tratamentos futuros.

Análise da redação: como ela cumpre as exigências para receber nota 1000 no Enem

A redação apresenta estrutura adequada, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos.

Na introdução,

  • consta a tese (opinião): a regulamentação das apostas online no Brasil resultou na sua popularização.
  • consta repertório cultural: a citação de Molière faz a conexão entre o vício em apostas com o conceito de vício que se torna aceitável pela sociedade.

No desenvolvimento, constam os argumentos e suas respectivas consequências:

argumento 1 - as apostas são vistas como mais uma habilidade digital e a consequência é que quem não acompanha o desenvolvimento digital sente-se ultrapassado.

argumento 2 - incapacidade de discernir os benefícios e os riscos dos mecanismos digitais e a consequência são problemas como endividamento e a necessidade de tratamento psicológico.

Na conclusão, consta a solução: conscientizar a população sobre os riscos das apostas e jogos online através da implementação de campanhas educativas nas escolas, como palestras e debates sobre o impacto dos jogos de azar.

redação pronta sobre o vício em apostas e jogos online no Brasil com identificação de partes, argumentos, tese e repertório culturalNo que respeita às competências,

Na competência 1,

  • foi usado vocabulário adequado
  • não há erros de ortografia, acentuação ou de construção.

Na competência 2,

  • a proposta foi compreendida
  • a estrutura de texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão) foi atendida
  • o repertório sociocultural foi aplicado.

Na competência 3,

  • os argumentos foram apresentados de forma clara e organizada
  • os argumentos justificam a opinião apresentada na introdução.

Na competência 4,

  • os parágrafos e os períodos foram bem estruturados
  • os parágrafos apresentam uma sequência lógica das ideias expostas, como verificamos mediante a utilização de recursos coesivos (contudo, além disso, assim).

Na competência 5,

  • foi apresentada uma solução - proposta de intervenção - para o problema abordado, mostrando capacidade para exercitar a cidadania
  • a proposta de intervenção é coerente em relação aos argumentos apresentados ao longo do texto.

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).