Rio Ganges
O Rio Ganges, também chamado de Rio Benares, é um dos rios mais importantes e um dos lugares mais emblemáticos da Índia. Para os praticantes do hinduísmo ele possui um caráter religioso e místico.
Principais Características
O Ganges faz parte da Bacia do Ganges que possui aproximadamente 907 mil km2. Seus afluentes são os rios: Ramgamga, Yamuna, Gandak, Bramaputra, Ghagara, Kosi, Son e Falgu.
Além do norte da Índia, o Ganges atravessa 9 estados, passando pelo Nepal e por Bangladesh, desaguando no Golfo de Bengala no Oceano Índico.
Possui cerca de 2500 km de extensão, sendo um dos maiores rios da Ásia e um dos maiores do mundo em fluxo de água. A profundidade média do rio é de 16 metros, e a máxima é de 30 metros.
Importância
Muitas cidades se desenvolveram às margens do Ganges e até os dias atuais ele tem grande importância para os indianos na religião e alimentação.
Estima-se que 20 milhões de pessoas vivem nas margens do Ganges, influenciando a vida de cerca de 300 milhões de pessoas.
Durante períodos do ano ocorre a cheia do rio que favorece a irrigação do solo das margens, favorecendo o cultivo de diversos alimentos.
Rituais
O Ganges é o rio mais sagrado para os praticantes do hinduísmo que desde sempre veneravam a deusa Shiva e Ganga, as quais estão associadas. Por esse motivo, o rio é considerado uma divindade.
A cidade de Varanasi, a mais sagrada da religião hindu, é conhecida como cidade da luz e da morte. Ela está localizada às margens do Ganges e conta com diversos templos.
Além dela, outras cidades importantes estão situadas em suas margens: Calcutá, Patliputra, Kannauj, Kara, Allahabad e Murshidabad.
Seguidores do hinduísmo tomam banho no Ganges pelo menos uma vez na vida, por isso é comum ver peregrinações durante todo o ano. Estima-se que cerca de 2 milhões hindus se banham diariamente no rio.
Para eles, ser lavado com as águas dos Ganges significa a purificação das almas, além de queimarem corpos em piras enormes.
Ser cremado às margens do Ganges significa a conclusão do ciclo vital, uma vez que os liberta da reencarnação. Após a cremação, a tradição é jogar as cinzas no rio.
No entanto, nem todos os corpos são cremados, alguns deles, por exemplo, das crianças, das grávidas e das pessoas consideradas puras (sem pecados), são atirados no rio. Ademais, as vacas, consideradas sagradas para os hindus, também possuem esse destino.
Complemente sua pesquisa com a leitura dos artigos:
Poluição
O Ganges é um dos rios mais poluídos do mundo. Além do lixo (doméstico, industrial e agrícola) que recebe diariamente, há muitos cadáveres que são jogados no rio Ganges.
Esse fato tem afetado diretamente as populações que vivem próximas ao rio, como a proliferação de diversas doenças.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as águas do Ganges estão abaixo do nível considerado próprio para consumo.
Além de afetar a vida das pessoas, o ecossistema do rio também sofre com a quantidade de produtos tóxicos. Isso tem alterado as populações das espécies que o habitam, desde peixes, golfinhos, crocodilos e uma variedade de anfíbios, os quais estão ameaçados de extinção.
O governo indiano ficou responsável de limpar o rio com o intuito de diminuir a poluição, e alertar para a perda da biodiversidade, no entanto, até hoje nada foi feito.
Chamado de "Plano de Ação Ganga", muitos problemas tem sido empecilhos para que isso se tornasse uma realidade. A falta de conhecimentos, planejamento, tradições e sobretudo, a corrupção tem impedido sua realização.
Rio Ganges. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/rio-ganges/. Acesso em: