Sociedade dos poetas mortos
O filme Sociedade dos poetas mortos (Dead poets society, em inglês) é um longa-metragem do gênero drama que foi lançado em 1990.
Com o roteiro de Tom Schulman e direção de Peter Weir, essa obra foi um dos grandes marcos do cinema na década de 90 e recebeu diversos prêmios e indicações.
Confira abaixo o resumo e análise do filme, e ainda, algumas reflexões importantes e perguntas sobre o longa-metragem.
Resumo do filme
Com uma narrativa linear e cronológica, a história do filme se passa no outono de 1959 em uma escola preparatória de elite para garotos, a Welton Academy.
Esse centro de estudos, localizado nos Estados Unidos, era norteado por 4 princípios básicos: tradição, honra, disciplina e excelência.
Com a chegada do novo professor de inglês e literatura, John Keating, a rotina dos estudantes começa a mudar, pois, seu método de ensino era bem diferente e pouco tradicional.
Através da poesia, Keating inspira seus alunos e os apresenta à sociedade fundada por ele quando era estudante da Welton: A sociedade dos poetas mortos.
Assim, com métodos pouco conservadores, ele vai ensinando literatura, conquistando seus estudantes e os encorajando a viver de maneira extraordinária. Um dos primeiros conceitos utilizados pelo professor é o Carpe Diem, que significa “aproveite o dia, o momento”. Em suas palavras:
Carpe diem. Aproveitem o dia, meninos. Façam suas vidas extraordinárias.
Com isso, Keating introduz o conceito de finitude e, por isso, diz aos alunos que eles devem viver cada momento intensamente e priorizar suas ideias e vontades, porque afinal tudo tem um fim.
Uma das cenas memoráveis do filme é quando o professor fica de pé na mesa da sala de aula convidando todos a fazerem o mesmo. Isso porque estando mais alto, a perspectiva muda. Nas palavras dele:
O mundo parece muito diferente daqui de cima.
Além disso, ele propõe a produção de poemas que foquem na vida de cada um. Essa tarefa impulsiona a expansão de ideias dos estudantes, os quais estavam inseridos naquele ambiente rígido e autoritário.
Certamente, Keating vai conquistando seus alunos e fazendo com que eles priorizem suas escolhas, vejam a beleza da vida, e não se deixem levar pelas formas escolhidas como “certas” para viver.
Fascinados pelas ideias do professor, um dos finalistas, Neil Perry, inicia um clube secreto onde ele e outros estudantes recitam poesias numa caverna próxima do campus.
Aos poucos, Neil vai descobrindo seu amor pelo teatro e consegue um papel numa peça local “Sonho de uma noite de verão”. No entanto, seu pai, muito tradicionalista, conservador e rígido, quer que ele se torne médico.
Portanto, no momento em que ele fica sabendo da intenção e da escolha de Neil pela arte dramática, o proíbe de se apresentar. Contudo, na apresentação, o pai acaba por aparecer.
Desiludido com a posição de seu pai e o futuro que lhe espera, Neil se suicida. Esse, sem dúvida é o ponto mais alto da história, o qual acarretará consequências negativas para o novo professor.
Assim, devido à morte de Neil e de seu modo de ensinar pouco ortodoxo e nada rígido, ele acaba sendo alvo de outros professores e do diretor da escola, Norman Lloyd.
Por fim, John Keating acaba sendo demitido pelo Sr. Nolan, o que deixa seus alunos tristes e desiludidos.
Quando o professor surge na sala de aula para pegar seus pertences, os estudantes fazem-lhe uma homenagem subindo nas carteiras da sala, como ele os havia ensinado.
O fim do filme mostra que as experiências vividas junto ao professor tiverem um grande impacto na vida de todos e nunca serão esquecidas pelos estudantes.
Análise crítica do filme “Sociedade dos poetas mortos”
A Sociedade dos poetas mortos apresenta uma forte crítica ao modelo tradicional de ensino da época, o qual priorizava a rigidez e a inflexibilidade. Assim, o ambiente da escola é castrador, hermético e repreensivo para todos os estudantes.
Trata-se de um retrato da sociedade burguesa da época, onde o tradicionalismo ainda estava muito presente. A tentativa de transformar o mundo na virada da década é incentivada pelas ideias inovadoras do novo professor que, nesse contexto, é uma metáfora da mudança ou ainda, do que é necessário mudar.
Os estudantes do centro ficaram fascinados com a possibilidade de serem críticos e terem um pensamento independente incentivado pelo novo membro da escola.
Dessa maneira, o professor representa a esperança de poder viver plenamente com suas próprias escolhas. Para ele, não devemos ver o mundo como as pessoas querem, e sim encontrar nossas próprias vozes.
A maioria dos homens leva a vida num tranquilo desespero. Não se deixam levar por isso. Reajam!
Um exemplo é o encontro de Neil com a arte dramática. Ele descobre sua paixão e acaba sendo alvo da rigidez e inflexibilidade do pai, que o proíbe de seguir seu caminho, o que resulta no trágico suicídio de seu filho.
Ao lado de muitas figuras, o diretor da escola representa o tradicionalismo e o conservadorismo que resiste às mudanças propiciadas pelo fundador da sociedade dos poetas mortos, o professor Keating.
Algumas reflexões sobre o filme “Sociedade dos poetas mortos”
Muitos pontos do filme podem gerar reflexões interessantes e bem atuais na sala de aula. Isso porque muitos professores utilizam esse filme como tarefa na escola.
Por isso, vale a pena aqui citar algumas que podem ser temas também de questões do vestibular, Enem, ou mesmo para a redação.
1. A relação professor e aluno
As relações entre professor e aluno podem acontecer de maneira horizontal ou vertical. No primeiro caso, não existe uma hieraquia muito destacada entre a figura do professor e dos alunos.
No segundo, os alunos são vistos como um depositório de conhecimentos, não possuindo uma visão crítica e dialógica.
No filme, a relação verticalizada é bem destacada entre a maioria dos professores e dos estudantes. Isso é modificado com a chegada do novo professor que trata seus alunos de igual para igual, criando uma relação menos hierárquica e horizontalizada.
2. O autoritarismo e a rigidez
Típico das sociedades mais tradicionais, o autoritarismo surge como uma forma de controlar as pessoas que formam de uma comunidade. Para isso, são impostas diversas regras de conduta que priorizam a rigidez.
No filme, é possível encontrar diversos exemplos do autoritarismo imposto pelos professores e diretor e ainda, a rigidez dos métodos da escola.
3. A busca da felicidade
A busca da felicidade envolve descobrir seu próprio ser e que o faz realmente feliz, sem sabotar seus desejos.
No filme, o novo professor propõe que os estudantes busquem e encontrem suas verdadeiras formas de felicidade, que expandam os horizontes e vejam o mundo de outra perspectiva.
Isso tudo para que a felicidade não seja aquela imposta e escolhida por outros, a qual leva a uma falsa felicidade.
4. O conceito de Carpe Diem e de finitude
Carpe diem, que significa “aproveite o momento presente; aproveite a vida” é uma frase latina que foi utilizada na obra do poeta e filósofo romano, Horácio.
Esse conceito foi também muito usado no século XVIII, no movimento literário do Arcadismo.
No filme, essa expressão é utilizada pelo professor enfatizando a importância de viver plenamente o momento presente. Além disso, ele aborda a ideia de finitude da vida, visto que tudo tem um fim e, por isso, devemos aproveitar a vida ao máximo.
5. O pensamento crítico
A busca do pensamento crítico é um dos principais pontos abordados pelo filme. Os moldes do centro de estudos seguem uma postura hermética, tradicionalista e pré-determinada.
O próprio ensino, permeado por memorizações e repetições, torna os estudantes pouco críticos. Essa postura é, sem dúvida, aflorada pelo novo professor, o qual possui uma pedagogia de ensino nada convencional e tem como intuito permitir que seus alunos pensem por si e criem suas próprias opiniões.
6. A importância da leitura
Aprender a ler o mundo é um dos conceitos que está relacionado com a melhoria das percepções, bem como a criação de um pensamento crítico.
A leitura possui o poder de nos fazer enxergar coisas que antes não havíamos percebido, ou seja, nos leva a refletir sobre algumas questões. Além disso, ela desperta emoção e sentimentos, ao mesmo tempo que colabora para a melhoria do nosso vocabulário.
No filme, a leitura é um ponto forte e muito explorado pelo novo professor. Suas aulas de literatura levam os alunos a perceberem a beleza das palavras e sua importância para o entendimento de si próprio.
7. O poder transformador da arte
As artes fornecem uma melhor percepção da vida, despertando emoções e reflexões pertinentes. O contato com diversas manifestações artísticas pode transformar e aguçar alguns sentidos tendo, assim, um papel basilar na educação.
No filme, a arte poética é utilizada pelo professor de literatura com o intuito de incitar reflexões nos seus alunos. É através da arte que a visão de mundo de cada um vai se expandindo, o que leva os estudantes a re-criarem uma espécie de clube de poesia. Ali, eles acabam por se inspirar e descobrir diversas facetas.
8. A importância da escolha profissional
Aliada a ideia da felicidade, a escolha profissional tem um papel preponderante que auxilia na sensação de realização profissional.
Trabalhamos grande parte de nossas vidas e se isso for moroso, vamos ficando sem energia e com a saúde debilitada. Por isso, é fundamental se conhecer e saber escolher o melhor caminho para que se sinta bem e realizado.
No filme, um dos estudantes descobre seu amor pelo teatro, no entanto, seu pai pretende que ele siga a profissão de médico, muito requisitada e bem vista até hoje.
Perguntas sobre o filme a “Sociedade dos poetas mortos”
Questão 1
Sobre o filme Sociedade dos poetas mortos é correto afirmar:
a) O professor Keating ensina seus alunos a serem disciplinados e a seguirem as profissões de médico, engenheiro e direito.
b) O diretor do centro, Sr. Nolan, era amigo de Keating na infância e, por isso, compartilha seus gostos e ambições.
c) Neil e seus colegas criam um clube literário secreto para compartilhar ideias e recitar poesias.
d) O nome do filme “Sociedade dos poetas mortos” faz referência aos poetas gregos que foram mortos em batalha.
e) O pai de Neil, Sr. Perry, é muito amável e compreensivo com seu filho, permitindo que ele escolha seu caminho.
Questão 2
Sobre o filme Sociedade dos poetas mortos, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A Welton Academy era uma escola preparatória somente para homens.
b) Os estudantes chamam o professor Keating de “Meu Capitão”.
c) Os princípios do centro estavam alinhados com sua proposta educacional.
d) A escola preparava os estudantes para seguirem as carreiras mais tradicionais.
e) Carpe diem era um dos principais lemas da escola.
Questão 3
(UPE) O filme Sociedade dos Poetas Mortos resgata dois momentos artísticos importantes: o Arcadismo e o Romantismo. Observe as duas imagens do filme e analise as proposições abaixo, colocando V nas verdadeiras e F nas falsas.
( ) O filme inicia-se com a chegada do professor de Literatura a um colégio, sendo conduzido por métodos rigorosos e tradicionais. O novo professor, ex-aluno do colégio, passa a utilizar uma pedagogia especial, visando romper com o formalismo tradicional, o que o torna diferente de todos os demais colegas.
( ) A expressão latina Carpe Diem, que significa “aproveite o dia”, presente na primeira imagem, juntamente com a segunda são caracterizadoras do Arcadismo. A expressão passa a ser a saudação dos alunos do Professor Keating, enquanto a segunda imagem pode ser entendida como arcádia, espaço onde os poetas se reuniam para realizar discussões e apresentar suas produções.
( ) Os alunos passam a gostar do novo método e tornam-se amigos do professor, que os orienta, entre outros aspectos, a lutarem por seus objetivos, o que acarreta discórdia entre alunos e pais. Um deles frontalmente se nega a aceitar a escolha profissional do filho, mas isso é irrelevante para a história, pois o sentimento de liberdade, característica do Romantismo, vence todos os obstáculos, tendo o filme um desfecho feliz.
( ) O desfecho do filme mostra que a realização pessoal sempre se concretiza, desde que se lute para obtê-la. Assim Neil, que desejava ser ator, mesmo sem a autorização do pai, rompe com os costumes, enfrenta o genitor e termina abraçando a profissão. Anos depois, recebe o perdão do pai, o que caracteriza a supremacia da emoção, própria do Romantismo.
( ) No final da história, o professor consegue mudar por completo o método tradicional de trabalho com a Literatura, mas não permanece na Academia Weliton, sendo demitido, e os alunos não reagem à partida de seu Capitão, assim chamado por eles.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
a) V – V – F – F – F
b) V – F – F – V – F
c) F – F – V – V – V
d) F – F – F – V – V
e) F – F – V – V – F
Elenco do filme “Sociedade dos poetas mortos”
Segue abaixo alguns dos principais personagens da história:
- John Keating (Robin Williams) - ex-aluno da escola e professor de literatura
- Sr. Nolan (Norman Lloyd) - diretor da escola Welton Academy
- Neil Perry (Robert Sean Leonard) - estudante que se suicida
- Sr. Perry (Kurtwood Smith) - pai de Neil
- Sr.ª Perry (Carla Belve) - mãe de Neil
- Knox Overstreet (Josh Charles) - estudante e companheiro de quarto de Neil
- Todd Anderson (Ethan Hawke) - estudante
- Charlie Dalton (Gale Hansen) - estudante
- Stephen Meeks Jr. (Allelon Ruggiero) - estudante
- Richard Cameron (Dylan Kussman) - estudante
- Gerard Pitts (James Waterston) - estudante
- McAllister (Leon Pownall) - professor de latim
Livro “Sociedade dos poetas mortos”
Baseado no filme, a escritora e jornalista americana Nancy H. Kleinbaum, publicou o livro Sociedade dos poetas mortos em 1991.
DIANA, Daniela. Sociedade dos poetas mortos. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/sociedade-dos-poetas-mortos/. Acesso em: