Teatro Grego
O Teatro Grego foi uma manifestação artística muito importante no desenvolvimento da cultura grega. Além disso, serviu de influência e inspiração para outros povos da antiguidade, sobretudo, os romanos.
Vale lembrar que o termo teatro (theatron), do grego, significa “local onde se vê” ou “lugar para olhar”.
O teatro grego era formado por diversos elementos, cenários e figurinos. Além das da presença de júris, eles apresentavam músicas, danças e mímicas.
Para os gregos, ir ao teatro representava um grande acontecimento, que aos poucos, foi tomando conta da vida social dos habitantes.
Origem do Teatro Grego
O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas principalmente para o Deus Dionísio.
Essa era uma divindade da mitologia grega relacionada às festas, fertilidade e vinho.
Nas celebrações Dionisíacas, que duravam cerca de uma semana, as pessoas bebiam, cantavam e dançavam.
Com o passar do tempo, as festividades foram evoluindo em organização e elaboração, chegando ao que hoje conhecemos como o teatro com enredo, atores, plateia, encenações, etc.
Segundo consta, o primeiro homem a realizar uma encenação se chamava Téspis. Ele é considerado o primeiro ator e produtor teatral do Ocidente.
Inúmeros festivais de teatro fizeram parte da Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam vários dias.
Máscaras gregas
As máscaras eram instrumentos essenciais no figurino dos atores, sendo muito utilizadas no teatro grego.
As mulheres não participavam das atuações, pois não eram consideradas cidadãs. Dessa forma, as máscaras, antes utilizadas como artefatos ritualísticos, podiam representar personagens de ambos os sexos.
Arquitetura do teatro grego
A arquitetura dos teatros gregos possuía como característica marcante as construções ao ar livre, chamadas de teatros de arena.
Em forma de meia-lua, para uma melhor acústica, eles possuíam uma grande arquibancada para a plateia.
Na época clássica, diversos teatros foram construídos na Grécia. Merecem destaque o Teatro de Delfos e o Teatro de Dionísio.
Gêneros do teatro na Grécia Antiga
Tragédia Grega
Do grego, o termo tragédia (tragoedia) é formado pelas palavras, “tragos” (bode) e “oidé”, (canção).
Seu significado é “canção ao bode”, pois nas celebrações a Dionísio (Canto ao Bode), um bode era sacrificado para oferenda e, além disso, os homens se vestiam de sátiros.
É o gênero teatral mais antigo de todos, que se baseava nas histórias trágicas e mitológicas, como o medo, a morte, o terror.
Ou seja, a tragédia é um gênero artístico que representa uma peça teatral (ou poema) com um final infeliz.
As tragédias gregas eram compostas geralmente por cinco atos. Uma das importantes características que a diferenciam da comédia eram os personagens.
Assim, na tragédia os personagens eram deuses, reis e heróis, enquanto na comédia eram homens comuns.
Os mais importantes dramaturgos gregos desse gênero foram: Ésquilo, Sófocles e Eurípides.
Vale lembrar que, diferente dos jurados nas Comédias, os júris das tragédias eram formados por cinco pessoas importantes da aristocracia.
Comédia Grega
Do Grego, o termo comédia (komoidia), significava um “espetáculo divertido”.
Trata-se, portanto, de um gênero teatral crítico baseado em sátiras, e que abordava diversos aspectos da sociedade grega de maneira cômica.
Vale lembrar que ela era considerada pelos clássicos como um gênero menor em relação à tragédia.
Os júris da comédia não eram aristocratas, como na tragédia. Dessa forma, eles eram formados por três pessoas da plateia.
Para o filósofo grego Aristóteles, a tragédia era um gênero maior, que representava os homens "superiores". Já a comédia representava os fatos cotidianos e, por isso, era apresentada por homens "inferiores", ou seja, os cidadãos da Pólis.
Dos dramaturgos desse gênero, destaca-se Aristófanes.
Peças teatrais gregas
Muitas peças teatrais gregas são representadas até hoje por causa da influência que tiveram no mundo. São elas:
- Édipo Rei, de Sófocles
- Prometeu Acorrentado, de Ésquilo
- As Troianas, de Eurípides
- As Vespas, de Aristófanes
Teatro Romano
O teatro romano, assim como toda a cultura da Roma Antiga, sofreu grande influência do teatro grego, desenvolvendo-se também na época clássica.
Da mesma maneira, o teatro de Roma desempenhou um papel importante na sociedade, o qual influenciava a política e as crenças da população.
Dentre os dramaturgos romanos destacam-se Plauto, Terêncio e Menandro.
Curiosidade sobre o Teatro
A máscara da Tragédia e da Comédia são elementos muito disseminados no teatro e se referem a sua origem e aos principais gêneros na Grécia Antiga.
Elas são utilizadas como símbolo das artes cênicas.
Você também pode se interessar:
AIDAR, Laura. Teatro Grego. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/teatro-grego/. Acesso em: