Técnicas de Redação

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

As Técnicas de Redação variam conforme os tipos de textos utilizados, os quais podem ser dissertativo, descritivo ou narrativo.

Qualquer que seja o tipo de texto utilizado, o conteúdo é desenvolvido ao longo do texto e divide-se nas seguintes partes:

1.ª Introdução - delimitação do tema. Indica o tema de que trata a redação.
2.ª Desenvolvimento - argumentação ou progressão temática. São desenvolvidas ideias, ao passo que as opiniões são dadas, bem como defendidas.
3.ª Conclusão - desfecho para os argumentos apresentados.

É dessa forma também que o nosso raciocínio deve ser organizado. O sucesso de uma redação depende muito da forma como o texto é estruturado.

Antes de começar a escrever tudo o que vem na mente é preciso delimitar o tema dando espaço para aquilo que é realmente importante. Isso evita que a redação fique muito extensa.

Dissertação

Um texto dissertativo deve ser opinativo. Nele é apresentado um ou vários argumentos, que encerram com uma ideia.

Além de estruturar bem o texto, garantindo sua progressão temática, a coerência é um dos fatores mais importantes nesse tipo de redação.

Leia Texto Dissertativo.

Narração

Ao utilizar o texto narrativo, é importante ter em atenção que tudo o que seja necessário para que tal história seja entendida esteja presente na redação. Isso porque na narração conta-se uma história ou narra-se um fato.

Faça as perguntas a seguir. Se todas forem respondidas na redação, o enredo está completo: O quê? Onde? Quando? Com quem? Como?

Leia Texto Narrativo.

Descrição

Descrever é contar algo de forma detalhada. Isso é feito a partir da exposição de detalhes, das qualidades, das impressões e das sensações que quem escreve tem de algo.

A progressão temática é feita com a apresentação. Segue-se a descrição e caracterização, encerrando com um resumo do que foi apresentado.

Leia Texto Descritivo.

Dicas!

  1. Delimite o tema.
  2. Estruture bem o texto.
  3. Não utilize linguagem coloquial.
  4. Evite expressões do tipo “eu acho”.
  5. Evite os chavões. Exemplos: "Agradar a gregos e troianos" e "Vitória esmagadora".
  6. Seja coerente. Não se contradiga!
  7. Leia o seu texto no final de forma pausada e, se possível, em voz alta. Isso pode garantir que a pontuação foi feita de forma correta.

E, finalmente, leia! Quem tem o hábito de ler, adquire mais facilidade para se expressar, além de que evita erros ortográficos e gramaticais.

Leia:

5 passos simples para fazer uma BOA REDAÇÃO (ajudam mesmo!) Ver no YouTube
Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).