Texto Descritivo

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

O texto descritivo tem como objetivo descrever algo, como um objeto, pessoa, animal, lugar ou acontecimento. Sua principal intenção é transmitir para o leitor as impressões e as qualidades do que está sendo descrito.

Em outras palavras, o texto descritivo capta as impressões, para representar a elaboração de um retrato, como uma fotografia revelada por meio das palavras.

Alguns aspectos são importantes para fazer a descrição de algo, por exemplo: cor, textura, altura, comprimento, peso, dimensões, função, clima, tempo, vegetação, localização, sensação.

Características do texto descritivo

  • Retrato verbal
  • Ausência de ação e relação de anterioridade ou posterioridade entre as frases
  • Predomínio de substantivos, adjetivos e locuções adjetivas
  • Utilização da enumeração e comparação
  • Presença de verbos de ligação
  • Verbos flexionados no presente ou no pretérito (passado)
  • Emprego de orações coordenadas justapostas

Tipos de descrição

Conforme a intenção do texto, as descrições são classificadas em:

Descrição subjetiva: apresenta as descrições de algo, todavia, evidencia as impressões pessoais do emissor (locutor) do texto. Exemplos de descrição objetiva são textos literários, repletos de impressões dos autores.

Descrição objetiva: o texto descreve, de forma exata e realista, as características de algo, sem deixar as impressões pessoais do emissor (locutor) do texto. Exemplos de descrições objetivas são retratos falados, manuais de instruções, verbetes de dicionários e enciclopédias.

Exemplos de textos descritivos

Descrições subjetivas

Exemplo 1: “Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.” (O Primo Basílio, Eça de Queiroz)

Exemplo 2: O pôr do sol desenhou no céu uma paleta de cores, tingindo o horizonte com fantásticos tons de laranja e rosa, que se mesclaram com a maior delicadeza que alguma vez tinha visto. As nuvens, como pinceladas suaves, pareciam dançar ao ritmo do vento. A luz dourada do sol se despediu vagarosamente e deixou para trás um cenário belíssimo, que despertou serenidade e encanto.

Descrição objetiva

Exemplo 1: A vítima, Solange dos Santos (22 anos), moradora da cidade de Marília, era magra, alta (1,75), cabelos pretos e curtos. Tinha nariz fino e rosto ligeiramente alongado.

Exemplo 2: O pôr do sol apresentava tons de laranja e rosa. As nuvens moviam-se com o vento, enquanto a luz dourada do sol diminuía gradualmente, finalizando o dia com um horizonte tranquilo.

Estrutura do texto descritivo

A descrição apresenta três passos para a construção:

  1. Introdução: apresentação do que se pretende descrever.
  2. Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição.
  3. Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.

Continue aprendendo com:

Não perca o ritmo e siga concluindo o assunto!
Este é o conteúdo 5 de 7 sobre Gêneros e tipos textuais.
Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
Daniela Diana
Edição por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.