Texto Jornalístico
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
Atualmente, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido, pois possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade.
Uma característica importante dos textos jornalísticos é sua efemeridade, visto que favorecem o conhecimento de informações atuais com o propósito de difundir o que acontece de novo.
Estrutura do Texto Jornalístico
A composição de um texto jornalístico é dividida em:
- Pauta: escolha do tema ou assunto.
- Apuração: recolha das informações, dados e verificação da veracidade dos fatos.
- Redação: transformação das informações num texto.
- Edição: correção e revisão dos textos.
A Linguagem Jornalística
A linguagem jornalística é em prosa e deve ser clara, simples, imparcial e objetiva de modo a expor para o emissor as informações mais relevantes sobre o tema.
O jornalista possui a função de “traduzir” e transmitir as informações para o público em geral, utilizando um método de desenvolvimento textual baseado no critério básico ao responder às perguntas:
- “O quê?” (acontecimento, evento, fato ocorrido);
- “Quem?” (qual ou quais personagens estão envolvidos no acontecimento);
- “Quando?” (horário em que ocorreu o fato);
- “Onde?” (local que aconteceu o episódio);
- “Como?” (modo que ocorreu o evento);
- “Por quê?” (qual a causa do evento).
No tocante à sua estrutura gramatical, normalmente o texto jornalístico apresenta frases curtas e ideias sucintas, as quais favorecem a objetividade do texto.
Além disso, trabalham com o recurso das repetições que auxiliam na memorização e assimilação das informações. O mais comum é o uso da ordem direta nas construções frasais, ou seja: sujeito + verbo + complementos e adjuntos adverbiais.
Esses textos possuem uma linguagem denotativa, ou seja, isenta de ambiguidades e que possui um único sentido,
Aqui, vale lembrar que o jornal é um veículo portador de diferentes gêneros textuais. Portanto, eles podem apresentar uma linguagem conotativa (figurada), na medida em que desenvolve os diversos tipos de textos:
- narrativo
- descritivo
- dissertativo-opinativo
- injuntivo
- expositivo
Lide
Um recurso jornalístico muito utilizado é o “lide” (forma aportuguesada) ou “lead” (no inglês), que significa “guia”, “principal”, “liderança” ou “o que vem à frente”.
O “lide” representa a primeira parte do texto jornalístico que se encarrega de apresentar as principais informações da matéria, essenciais para destacar “aos olhos do leitor” o acesso à informação.
Assim, o “lide” é um recurso jornalístico essencial e que deve ser bem elaborado, objetivo e coerente. Isso porque favorece o interesse do leitor, sendo comum que muitos dos leitores leiam apenas o lide de cada matéria jornalística.
Pirâmide Invertida
A Pirâmide Invertida é um dos recursos jornalísticos utilizados a fim de hierarquizar as informações no espaço do jornal, onde prevalece a ordem decrescente de importância.
Sendo assim, o conteúdo mais importante, localizado na base da pirâmide (parte mais larga), permanece na parte de cima da folha. Por outro lado, o conteúdo mais superficial ou menos relevante, chamado de “ápice” ou “vértice”, está situado embaixo do texto.
Texto Informativo
Os textos informativos são um dos gêneros mais presentes nos textos jornalísticos. Eles englobam as produções textuais objetivas em prosa, baseadas na linguagem clara e direta (linguagem denotativa).
São textos que têm como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.
Assim, o emissor (escritor) dos textos informativos preocupa-se em expor brevemente um tema, fatos ou circunstâncias a um, ou vários receptores (leitor).
Gêneros Jornalísticos
O jornal abriga diversos textos jornalísticos, vulgarmente chamados de “matérias”, sendo divididos em seções, compostas pelos mais variados gêneros textuais:
- editorial
- notícia
- reportagens
- entrevistas
- textos publicitários
- classificados
- artigos
- crônicas
- resenhas
- charges
- cartas do leitor
Exemplos de Textos Jornalísticos
Medicamentos Genéricos e Medicamentos de Marca
Diz-se que os medicamentos genéricos têm a mesma qualidade, eficácia e segurança do medicamento original que lhe serviu de referência. Uma das vantagens dos medicamentos genéricos encontra-se no preço inferior ao preço praticado pela venda do medicamento de marca.
Medicamentos Genéricos
Os medicamentos genéricos estão identificados com a sigla MG nas embalagens. Eles são aprovados pela INFARMED, que disponibiliza uma lista de medicamentos genéricos online. A cada medicamento é atribuída uma A.I.M. (Autorização de Introdução no Mercado) com um respetivo número de registo. Segundo a lei, estes medicamentos podem unicamente ser comercializados depois do período de proteção de patente do medicamento de referência ter expirado (um período aproximado de 20 anos).
Medicamentos de Marca
Os medicamentos genéricos podem ter, no entanto, substâncias não ativas diferentes dos medicamentos originais, como corantes, açúcares e amidos, podendo diferir em tamanho, sabor ou forma destes. Apesar das substâncias ativas (os chamados excipientes) distinguirem-se entre medicamentos de marca e medicamentos genéricos, as diferenças não acusam normalmente no efeito terapêutico
Nem toda a medicação de marca tem um medicamento genérico equivalente.
Medicamentos Genéricos ou Medicamentos de Marca?
Ao adquirir medicamentos genéricos mais baratos, os utentes desfrutam de uma comparticipação igual ou superior à que já tinham. Os utentes que comprarem medicamentos mais caros, veem a sua comparticipação ser reduzida.
Pode simular na página da DECO os medicamentos mais baratos entre medicamentos de marca e medicamentos genéricos.
DIANA, Daniela. Texto Jornalístico. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/texto-jornalistico/. Acesso em: