Tipos de argumentos (com exemplos explicados)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Tipos de argumentos são as formas que podemos usar para defender uma opinião e, assim, convencer o interlocutor. Saber argumentar é fundamental para escrevermos redações argumentativas e mesmo para conversar ou debater sobre um determinado tema.

Há várias formas de fazer isso. Vejamos os principais tipos de argumentos:

  • argumento de exemplificação
  • argumentos de autoridade
  • argumento de comparação
  • argumento histórico
  • argumento de causa e consequência

Argumento de exemplificação

O argumento de exemplificação é o tipo de argumento em que utilizamos exemplos para facilitar a compreensão do ponto de vista apresentado e, além disso, para tornar a argumentação mais convincente para o interlocutor.

Exemplo de argumento de exemplificação:

Muitas vezes não nos damos conta de que estamos poluindo os rios com algumas ações que parecem inofensivas. Sabe aquela garrafa plástica ou latinha de refrigerante jogada na rua? Ela pode chegar ao rio da sua cidade.

Quando chove, esses resíduos são transportados até as galerias pluviais, responsáveis por levar a água da chuva até os rios, córregos e demais cursos de água. É assim que ocorre a poluição deles.

(Disponível em https://blog.brkambiental.com.br/descarte-de-lixo/. Acesso em: 12 set. 2024)

EXPLICAÇÃO: o exemplo ajuda a tornar mais claro para o leitor como um pequeno ato, como descartar lixo de forma incorreta, pode ter um impacto significativo no meio ambiente. Assim, através de uma situação cotidiana, que todos podem compreender, o argumento se torna mais convincente.

Argumento de autoridade

O argumento de autoridade é o tipo de argumento em que utilizamos o conhecimento de especialistas, ou instituições reconhecidas, em um determinado assunto para fortalecer a nossa ideia.

Também é chamado de argumento de citação de especialista.

Exemplo de argumento de autoridade:

A princípio, é lícito destacar que a elitização dos meios cinematográficos contribui para que muitos brasileiros sejam impedidos de frequentar as salas de cinema. Isso posto, segundo o filósofo inglês Nick Couldry em sua obra “Por que a voz importa?”, a sociedade neoliberal hodierna tende a silenciar os grupos menos favorecidos, privando-os dos meios de comunicação. A par disso, é indubitável que a localização dos cinemas em áreas mais nobres e o alto valor dos ingressos configuram uma tentativa de excluir e silenciar os grupos periféricos, tal como discute Nick Couldry. Nesse viés, poucos são os indivíduos que desfrutam do direito ao lazer e à cultura promovido pela cinematografia, o qual está previsto na Constituição e deve ser garantido a todos pelo Estado.

(Trecho da redação de Isabella de Oliveira Cardoso, Enem 2019)

EXPLICAÇÃO: o exemplo mostra como a citação de um especialista reconhecido pode dar legitimidade à argumentação, pois confere maior credibilidade à ideia de que o alto custo dos ingressos e a localização dos cinemas em áreas nobres são formas de exclusão social.

O uso desse argumento torna mais difícil refutar a opinião apresentada, já que se baseia no conhecimento de uma figura respeitada na área.

Argumento de comparação

O argumento de comparação é o tipo de argumento em que comparamos duas situações. Usando as semelhanças e as diferenças das situações comparadas, podemos justificar a nossa opinião.

Exemplo de argumento de comparação:

Em um país que amarga números crescentes de desemprego, a pesquisa de egressos de 2020 mostra que sete em cada dez ex-alunos SENAI estão empregados e que ex-alunos SENAI com curso técnico têm 22,7% a mais de renda média.

(Disponível em https://veja.abril.com.br/insights-list/educacao-para-o-futuro-os-fundamentos-que-podem-colocar-o-brasil-no-patamar-das-nacoes-desenvolvidas. Acesso em: 12 set. 2024)

EXPLICAÇÃO: no exemplo, a comparação entre os formados pelo SENAI e a maioria da população, reforça a ideia de que a formação técnica oferecida pela instituição contribui para melhorar as chances de inserção no mercado de trabalho e para aumentar a renda.

Argumento histórico

O argumento histórico é o tipo de argumento em que fazemos referência a fatos ou acontecimentos históricos a fim de mostrar como acontecimentos passados podem ajudar a entender acontecimentos no presente.

Através do argumento histórico, mostramos que a nossa opinião baseia-se em fatos e não em suposições.

Exemplo de argumento histórico:

Na Grécia Antiga, o surgimento da democracia permitiu que os cidadãos participassem diretamente das decisões políticas, o que levou a um período de grande avanço nas artes, na filosofia e na ciência. Esse exemplo histórico mostra que, quando há maior participação popular, a sociedade tende a progredir.

EXPLICAÇÃO: no exemplo, o argumento histórico possibilita argumentar a favor da democracia. Ele mostra que, no passado, sistemas democráticos trouxeram benefícios concretos para a sociedade, sugerindo que, no presente, a participação popular ainda pode ser um fator importante para o desenvolvimento e o crescimento de uma nação.

Argumento de causa e consequência

O argumento de causa e consequência é o tipo de argumento em que explicamos como uma coisa resulta diretamente de outra, estabelecendo uma relação de causa e consequência.

Exemplo de argumento de causa e consequência:

As doenças transmitidas por vetores, mais frequentes nos países de clima tropical, aparecem como um dos principais problemas de saúde pública que podem decorrer do aquecimento global.

(BARCELLOS, Christovam et al. Mudanças climáticas e ambientais e as doenças infecciosas: cenários e incertezas para o Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2009, vol.18, n.3, pp.285-304.)

EXPLICAÇÃO: no exemplo, o autor apresenta uma relação direta entre o aquecimento global (causa) e o aumento das doenças transmitidas por vetores, os quais são mais frequentes em países de clima tropical (consequência).

Mapa mental de tipos de argumentos

mapa mental de tipos de argumentos
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Referências Bibliográficas

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e Argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).