Os verbos constituem uma parte fundamental da gramática pois permitem que uma oração seja situada no tempo (presente, passado ou futuro).
Eles podem expressar ações, mudanças de estado, fenômenos da natureza e desejo, entre outros.
O Toda Matéria separou uma série de exercícios de concursos para ajudar você a aprimorar os seus conhecimentos sobre os verbos em espanhol.
Leia os enunciados com atenção e mãos à obra.
Bons estudos!
1. (Enem/2016)
Nesse grafite realizado por um grupo que faz intervenções artísticas na cidade de Lima, há um jogo de palavras com o verbo “poner”. Na primeira ocorrência, o verbo equivale a “vestir uma roupa”, já na segunda, indica
a) início de ação.
b) mudança de estado.
c) conclusão de ideia.
d) simultaneidade de fatos.
e) continuidade de processo.
Alternativa correta: b) mudança de estado.
A mudança de estado é expressa pelo uso da palavra feliz.
Em espanhol, quando queremos dizer que algo/alguém deixou determinada pessoa com um certo estado de ânimo ou que algo/alguém fez com que determinada pessoa tivesse um sentimento diferente daquele que estava sentindo inicialmente, usamos o verbo ponerse.
Exemplo:
El film me puso triste. (O filme me deixou triste.)
2. (UPF)
Puede afirmarse que el verbo "sea" está conjugado en:
a) pretérito imperfecto.
b) pretérito perfecto.
c) pretérito indefinido.
d) presente del subjuntivo.
e) presente del indicativo.
Alternativa correta: d) presente del subjuntivo
Sea faz parte da conjugação do presente del subjuntivo.
O presente del subjuntivo é utilizado para indicar desejo, dúvida, fato imaginado, possibilidade ou suposição.
Veja abaixo a conjugação completa do verbo ser nos tempos verbais disponibilizados como alternativas:
Presente del Subjuntivo
Pretérito Imperfecto del Indicativo
Pretérito Imperfecto del Subjuntivo
Pretérito Perfecto
Presente del Indicativo
(que) yo sea
yo era
(si) yo fuera/fuese
yo fui
yo soy
(que) tú seas
tú eras
(si) tú fueras/fueses
tú fuiste
tú eres
(que) usted sea
usted era
(si) usted fuera/fuese
usted fue
usted es
(que) él/ella sea
él/ella era
(si) él/ella fuera/fuese
él/ella fue
él/ella es
(que) nosotros/nosotras seamos
nosotros/nosotras éramos
(si) nosotros/nosotras fuéramos/fuésemos
nosotros/nosotras fuimos
nosotros/nosotras somos
(que) vosotros/vosotras seáis
vosotros/vosotras erais
(si) vosotros/vosotras fuerais/fueseis
vosotros/vosotras fuisteis
vosotros/vosotras sois
(que) ustedes sean
ustedes eran
(si) ustedes fueran/fuesen
ustedes fueron
ustedes son
(que) ellos/ellas sean
ellos/ellas eran
(si) ellos/ellas fueran/fuesen
ellos/ellas fueron
ellos/ellas son
IMPORTANTE: Pretérito Indefinido já foi uma nomenclatura apresentada pela RAE, mas atualmente é designado de Pretérito Perfecto Simple.
3. (PUC-RJ/2008)
Lea y conteste según lo que dice el texto.
Al final del 4º párrafo aparece la siguiente frase: “las mujeres que decidieron quedarse en casa”. Marca la otra forma correcta de decir lo mismo.
a) Las mujeres que decidieron se quedar en casa.
b) Las mujeres que decidiéronse quedar en casa.
c) Las mujeres que decidieron quedar en casa.
d) Las mujeres se que decidieron quedar en casa.
e) Las mujeres que se decidieron quedar en casa.
Alternativa correta: e) Las mujeres que se decidieron quedar en casa
A indicação do verbo reflexo pode acontecer de duas formas:
o pronome reflexivo se pode ser posicionado antes do verbo flexionado: se decidieron quedar;
o pronome reflexivo se pode ser aglutinado ao verbo quando ele está no infinitivo, no gerúndio ou no imperativo. Na frase do enunciado, o se está aglutinado em um verbo no infinitivo: decidieron quedarse.
4. (PUC-RJ/2009)
4.1. En el párrafo 3 el infinitivo del verbo “cupo” es:
a) coger.
b) caber.
c) cundir.
d) cubrir.
e) cumplir.
Alternativa correta: b) caber.
O verbo caber é um verbo irregular e, por isso, não segue um padrão de conjugação como acontece com os verbos regulares. Os verbos irregulares têm uma conjugação própria.
Cupo é uma flexão de terceira pessoa do singular do verbo caber no Pretérito Perfecto Simple.
Confira a conjugação completa desse verbo no tempo verbal referido:
Pretérito Perfecto Simple
yo cupe
tú cupiste
usted cupo
él/ella cupo
nosotros/nosotras cupimos
vosotros/vosotras cupisteis
ustedes cupieron
ellos/ellas cupieron
4.2. Podemos cambiar el orden de los elementos de la construcción verbal “se ha venido constituyendo” sin alterar su significado.
a) ha venido constituyéndose.
b) ha venido-se constituyendo.
c) ha se venido constituyendo.
d) ha venido se constituyendo.
e) ha-se venido constituyendo.
Alternativa correta: a) ha venido constituyéndose.
A indicação do verbo reflexo pode acontecer de duas formas:
o pronome reflexivo se pode ser posicionado antes do verbo composto flexionado. Observe que, na frase do enunciado: se ha venido constituyendo;
o pronome reflexivo se pode ser aglutinado ao verbo quando ele está no infinitivo, no gerúndio ou no imperativo. Na frase do enunciado, o se está aglutinado em um verbo no gerúndio: ha venido constituyéndose.
5. (PUC-RS/2006)
“celebrara” (línea 04) puede ser sustituido, sin cambio de significado, por
a) celebraba.
b) celebrase.
c) ha celebrado.
d) celebró.
e) había celebrado.
Alternativa correta: b) celebrase.
Tanto celebrara quanto celebrase são flexões do verbo celebrar conjugado no Pretérito Imperfecto.
O Pretérito Imperfecto, também chamado de Pretérito, possui duas possibilidades de conjugação para cada pessoa verbal.
Confira abaixo a conjugação completa:
Pretérito imperfecto/Pretérito
yo celebrara o celebrase
tú/vos celebraras o celebrases
usted celebrara o celebrase
él, ella celebrara o celebrase
nosotros, nosotras celebráramos o celebrásemos
vosotros, vosotras celebrarais o celebraseis
ustedes celebraran o celebrasen
ellos, ellas celebraran o celebrasen
6. (PUC-RS/2006)
El verbo que tiene la misma terminación de “leer” en la forma de gerundio es
a) huir.
b) prever.
c) deducir.
d) precaver.
e) oler.
Alternativa correta: a) huir.
A forma de gerúndio do verbo ler é leyendo.
O verbo ler é um verbo de conjugação irregular e, por isso, não segue nenhum modelo de conjugação.
Conheça a flexão de gerúndio dos verbos apresentados nas alternativas de resposta:
a) huir: huyendo
b) prever: previendo
c) deducir: deduciendo
d) precaver: precaviendo
e) oler: oliendo
Observe que o gerúndio do verbo huir termina em –yendo assim como o gerúndio de leer.
7. (PUC-RS/2007)
El verbo “se ubica” (línea 17) puede ser reemplazado, sin cambio de significado y sin afectar la construcción sintáctica, por
a) se destina.
b) se halla.
c) se preserva.
d) se conserva.
e) se precisa.
Alternativa correta: b) se halla.
O verbo espanhol ubicarse é utilizado para indicar a localização de um lugar.
Tanto ubicarse quanto hallarse se referem ao local onde algo está situado.
Hallarse pode ser taduzido como ser encontrado; ubicarse pode ser traduzido como localizar-se.
8. (PUC-RS/2007)
La palabra “subrayó” (línea 29) puede ser traducida por
a) destacou.
b) estimou.
c) contestou.
d) reiterou.
e) questionou.
Alternativa correta: a) destacou.
O verbo subrayar é utilizado para destacar uma informação.
Esse destaque pode ser dado de forma física (por exemplo, sublinhando parte de um texto) ou abstrata (chamando a atenção para determinado dado ou fato.)
No texto, o responsável pelo multilinguismo destaca que o indicador de competência linguística servirá para conhecer a "distância que ainda separa o Conselho Europeu de Barcelona dos objetivos traçados: o acesso por parte dos cidadãos da União Europeia ao multilinguismo".
9. (PUC-RS/2007)
El verbo que tiene la misma terminación de “construir” (línea 19) en la forma de gerundio es
a) poseer.
b) eludir.
c) prever.
d) descubrir.
e) deducir.
Alternativa correta: a) poseer.
A forma de gerúndio do verbo construir é construyendo.
O verbo construir é um verbo de conjugação irregular e, por isso, não segue nenhum modelo de conjugação.
Veja qual é a flexão de gerúndio dos verbos apresentados nas alternativas de resposta:
a) poseer: poseyendo
b) eludir: eludiendo
c) prever: previendo
d) descobrir: decubriendo
e) deducir: deduciendo
Observe que o gerúndio do verbo poseer termina em –yendo, assim como o gerúndio de construir.
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Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002 e formada em 1999 no Curso de Magistério (habilitação para lecionar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I).