Atividades para desenvolver a habilidade EF04MA02 (Matemática 4º ano)

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

A habilidade EF04MA02 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) corresponde ao ensino da composição e decomposição de números naturais por meio de adições e multiplicações.

Essa habilidade é essencial para os alunos compreenderem a estrutura do sistema decimal e desenvolverem estratégias eficientes de cálculo. No quarto ano, o objeto de conhecimento nos direciona a desenvolver essa habilidade com números de até cinco ordens.

Folha de atividade 1

Atividades Sistema Decimal 4º ano
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Folha de atividade 2

Atividades Sistema Decimal 4º ano
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Folha de atividade 3

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Folha de atividade 4

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Folha de atividade 5

Atividades Sistema Decimal 4º ano
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A habilidade EF04MA02 nos anos escolares anteriores

É importante ressaltar que essa habilidade é abordada nos anos anteriores. Segue abaixo uma trilha para auxiliar o professor:

Ano habilidade Composição e decomposição até:
3º ano EF03MA02 Quatro ordens.
2º ano EF02MA04 Três ordens, por meio de diferentes adições.
1º ano EF01MA07 Duas ordens, por meio de diferentes adições

Para mais folhas de atividades:

Para planos de aula:

Para mais sobre o Sistema de Numeração Decimal:

Por que aprender a compor e decompor números naturais?

A importância de introduzir essa habilidade nas séries iniciais vai além da simples memorização de fatos isolados, como o valor absoluto e relativo de um algarismo. Trata-se, na verdade, da compreensão do funcionamento do Sistema de Numeração Decimal.

Nessa fase, é crucial que o aluno compreenda o sistema de numeração como um conjunto de valores posicionais. Isso inclui entender a estrutura de ordens e classes, além de conseguir ler e representar números de outras maneiras, por meio da escrita na língua materna ou de forma simbólica, utilizando objetos como material dourado, ábacos, entre outros.

Como trabalhar potências de dez nas séries iniciais

Nas séries iniciais, as potências de dez são representadas apenas por números naturais, sem o uso de notação própria, apresentada apenas nos anos finais do fundamental.

As potências de dez serão representadas apenas por números naturais, sem o uso de notação própria, (como 10 à potência de reto n, sendo n um número inteiro). Em vez disso, elas são expressas em forma cardinal: 1, 10, 100, 1.000 e 10.000.

O conceito matemático essencial é que todo número natural pode ser decomposto em uma série de somas, onde cada parcela é o produto entre o algarismo e uma potência de dez.

O aluno precisa compreender que, em um número, cada algarismo representa uma quantidade determinada pela sua posição, multiplicada por uma dessas potências. É crucial entender também que essas posições, ou ordens, aumentam da direita para a esquerda.

Como exemplo, no número 23 425, os algarismos 2 não representam a mesma quantidade, pois no Sistema de Numeração Decimal o valor do algarismo depende da posição; estas posições (ordens), crescem da direita para esquerda.

Por exemplo, no número 23 425, os algarismos 2 não representam a mesma quantidade, pois no sistema decimal, o valor de cada algarismo depende da posição que ocupa ou da sua ordem.

5ª ordem Multiplica-se o algarismo por 10 000.
4ª ordem Multiplica-se o algarismo por 1 000.
3ª ordem Multiplica-se o algarismo por 100.
2ª ordem Multiplica-se o algarismo por 10.
1ª ordem Multiplica-se o algarismo por 1.

Assim, o número 23 425 pode ser representado por multiplicações e adições, da seguinte maneira:

2 sinal de multiplicação 10 espaço 000 espaço mais espaço 3 sinal de multiplicação 1 espaço 000 espaço mais espaço 4 sinal de multiplicação 100 espaço mais espaço 2 sinal de multiplicação 10 espaço mais espaço 5 sinal de multiplicação 1.

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.