Catação: o que é o processo e exemplos

Carolina Batista
Carolina Batista
Professora de Química

A catação é um método de separação de misturas heterogêneas manualmente, utilizando apenas a mão ou tendo como auxílio algum instrumento, geralmente uma colher ou uma pinça.

Nesse processo, que separa substâncias sólidas de outras substâncias também sólidas (sólido + sólido), para remover as partículas de uma mistura é necessário que elas:

  • Sejam visíveis a olho nu;
  • Estejam em pequenas quantidades;
  • possam ser distinguidas na mistura por cor, tamanho ou formato.

Exemplos do processo de catação

Catar feijão é uma exemplo desse tipo de separação, pois removemos manualmente pedaços de casca ou outras impurezas antes de cozinhar.

É um dos exemplos mais simples e é feito quase que diariamente. Isso também acontece quando separamos as sujeiras dos grãos (arroz, grão de bico, soja) antes de prepará-los.

feijão
Efetuamos a catação no dia a dia ao catar feijão para remover as impurezas

Em casa, também é comum utilizarmos esse processo. Não só no preparo de alimentos, mas também separando o lixo reciclável.

A separação do lixo é outro exemplo de catação. Ele é utilizado pelos catadores de material reciclável que andam pelas ruas ou trabalham diretamente nos lixões separando resíduos sólidos para serem posteriormente reciclados.

Alternativamente, levigação, ventilação e peneiração são outros métodos de separação de sólidos em misturas heterogêneas.

Para o beneficiamento dos grãos, outro método que pode ser utilizado é a ventilação. Na ventilação, os grãos são colocados numa peneira que é sacudida em várias direções. Daí resulta que a substância menos densa é levada pela corrente de ar.

Esse é o método de ventilação manual, pois afinal já existem máquinas de ventilador que executam o mesmo trabalho de forma mais rápida em grandes quantidades.

Vantagens e desvantagens da catação

As misturas heterogêneas são aquelas que apresentam mais de uma fase. A catação é um tipo de separação que apresenta vantagens por ser simples, rápido, não requer preparação da amostra e geralmente não precisa de equipamentos.

Entretanto, o processo só é útil quando fazemos separação de pequenas quantidades, pois quanto mais componentes na mistura maior será o tempo investido. Além disso, nem todas as misturas sólidas podem ser separação através do método.

Ainda em relação à quantidade de material, o processo pode ser cansativo e não tão preciso, visto que nem todos os componentes que precisam ser removidos são de tamanho ideal para retirá-los manualmente.

A catação é um dos métodos mais simples de separação de misturas heterogêneas. Conheça outros métodos:

Confira questões de vestibulares com gabarito comentado em: exercícios sobre separação de misturas.

SEPARAÇÃO DE MISTURAS | Explorando os Principais Métodos Ver no YouTube

Referências Bibliográficas

ATKINS, P.W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

FELTRE, R. Fundamentos de Química: vol. único. 4ª.ed. São Paulo: Moderna, 2005.

Lee, J. D. Química inorgânica não tão concisa. Tradução da 5ª ed. inglesa. Editora Edgard Blücher Ltda. 1999.

Carolina Batista
Carolina Batista
Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).