Ciências Humanas e suas Tecnologias: Enem
No Enem, a área de Ciências humanas e suas Tecnologias é formada pelas seguintes matérias:
- História
- Geografia
- Sociologia
- Filosofia
A prova é composta por 45 questões objetivas de múltipla escolha que valem 100 pontos. O número de questões de cada disciplina varia a cada ano.
Os temas são os mais variados e costuma haver destaque para aqueles que sugerem a comemoração de uma data redonda no ano da prova.
Geralmente, o Enem questiona algo fazendo uma relação entre esses temas em diferentes momentos históricos.
Aqui não vale a pena decorar. É preciso estudar e estar atualizado e dentro das notícias. Por isso, leia, informe-se, assista documentários.
Dentre os temas mais incidentes nas provas anteriores, podemos destacar:
História
Escravidão
- Escravidão no Brasil
- Escravidão Indígena no Brasil Colonial
- Tráfico negreiro
- Navios negreiros
- Abolicionismo
- Abolição da escravatura no Brasil
- Lei do Ventre Livre
- Lei dos Sexagenários
- Lei Áurea
Era Vargas
- Era Vargas
- Revolução de 1930
- Revolução de 1932
- Governo provisório
- Aliança Nacional Libertadora
- Intentona Comunista
- Governo constitucional
- Estado Novo
- Plano Cohen
Ditadura militar
- Ditadura militar no Brasil
- Golpe militar de 1964
- Constituição de 1967
- Ato Institucional nº 5 - AI-5
- Milagre econômico
- Lei da Anistia
Transição da Idade Média para a Idade Moderna
- Transição do Feudalismo para o Capitalismo
- Idade Média
- Sociedade Estamental
- Capitalismo comercial
- Características do Renascimento
- Renascimento urbano
- Renascimento científico
- Renascimento comercial
- Antropocentrismo
Chegada da família real portuguesa
- Bloqueio continental
- A vinda da família real para o Brasil
- Período Joanino
- Causas da independência do Brasil
- Constituição de 1824
- Imigração no Brasil
Questões de História que caíram no Enem
1. (Enem/2020) Sexto rei sumério (governante entre os séculos XVIII e XVII a.C.) e nascido em Babel, “Khammu-rabi” (pronúncia em babilônio) foi fundador do I Império Babilônico (correspondente ao atual Iraque), unificando amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor. O nome de Hamurabi permanece indissociavelmente ligado ao código jurídico tido como o mais remoto já descoberto: o Código de Hamurabi. O legislador babilônico consolidou a tradição jurídica, harmonizou os costumes e estendeu o direito e a lei a todos os súditos.
Disponível em: www.direitoshumanos.usp.br. Acesso em: 12 fev. 2013 (adaptado).
Nesse contexto de organização da vida social, as leis contidas no Código citado tinham o sentido de
A) assegurar garantias individuais aos cidadãos livres.
B) tipificar regras referentes aos atos dignos de punição.
C) conceder benefícios de indulto aos prisioneiros de guerra.
D) promover distribuição de terras aos desempregados urbanos.
E) conferir prerrogativas políticas aos descendentes de estrangeiros.
2. (Enem/2017) Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.
CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.
O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava
A) conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.
B) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.
C) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.
D) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.
E) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.
3. (Enem/2016) Quando a Corte chegou ao Rio de Janeiro, a Colônia tinha acabado de passar por uma explosão populacional. Em pouco mais de cem anos, o número de habitantes aumentara dez vezes.
GOMES, L. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma Corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil. São Paulo: Planeta do Brasil, 2008 (adaptado).
A alteração demográfica destacada no período teve como causa a atividade
A) cafeeira, com a atração da imigração europeia.
B) industrial, com a intensificação do êxodo rural.
C) mineradora, com a ampliação do tráfico africano.
D) canavieira, com o aumento do apresamento indígena.
E) manufatureira, com a incorporação do trabalho assalariado.
Tem mais aqui para você se preparar:
- Questões de História do Enem comentadas (com gabarito)
- Questões de História do Brasil que caíram no Enem
Geografia
Geologia
- Geografia do Brasil
- Estrutura geológica do Brasil
- Relevo brasileiro
- Depressões geográficas
- Rios do Brasil
- Tipos de rochas
- Escudos cristalinos
- Regiões brasileiras
Clima
- Diferença entre tempo e clima
- Tipos de clima
- Fatores que influenciam o clima
- Climas do Brasil
- Clima da região Norte
- Clima da região Nordeste
- Clima da região Centro-Oeste
- Clima da região Sudeste
- Clima da região Sul
Geografia urbana
- Geografia Urbana
- Urbanização Brasileira
- Rede urbana brasileira
- Hierarquia urbana
- Paisagem natural e humanizada
- Conurbação
- O que são regiões metropolitanas
Economia
- Economia do Brasil
- Economia de mercado
- Ciclos econômicos do Brasil
- Economia planificada
- Economia verde
- OMC - Organização Mundial do Comércio
- Blocos econômicos
- Setores da economia
- Industrialização no Brasil
- Sistemas agrícolas
- Agropecuária no Brasil
Demografia
- Densidade demográfica
- Teorias demográficas
- População brasileira
- Taxa de natalidade e mortalidade
- Pirâmide etária brasileira
- Expectativa de vida
Geopolítica
- Problemas sociais do Brasil
- Crise na Venezuela
- Independência da Catalunha
- Nova ordem mundial
- DIT: Divisão Internacional do Trabalho
- Guerra na Síria
- Conflito Israel e Palestina
- Conflito na Caxemira
- Estado Islâmico
Questões de Geografia que caíram no Enem
4. (Enem/2020) “Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por aí...” (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco) “... sim, deve ser mais ou menos essa a distância... mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?” (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes).
CARROLL, L. Aventuras de Alice: no País das Maravilhas, Através do espelho e outros textos. São Paulo: Summus, 1980.
O texto descreve uma confusão da personagem em relação
A) ao tipo de projeção cartográfica.
B) aos contornos dos fusos horários.
C) à localização do norte magnético.
D) aos referenciais de posição relativa.
E) às distorções das formas continentais.
5. (Enem/2017) O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).
Revista InfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.
No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em
A) áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras.
B) faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis.
C) estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.
D) escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura.
E) áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.
Veja também: Geografia no Enem: assuntos que mais caem
6. (Enem/2017) A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.
RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).
Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a
A) saturação do setor secundário.
B) ampliação dos direitos laborais.
C) bipolarização do poder geopolítico.
D) consolidação do domínio tecnológico.
E) primarização das exportações globais.
Sociologia
Principais conceitos
- O que é Sociologia?
- Positivismo
- Marxismo
- Socialismo científico
- Luta de classes
- A mais valia de Karl Marx
- Materialismo
- Cidadania
- Democracia
- Liberdade de expressão
- Intolerância religiosa
- Xenofobia
- Homofobia
- Maioridade penal
- Nepotismo
- Três poderes
Sociedade
- Organização social
- Instituições sociais
- Divisão social do trabalho
- Relações sociais
- Papel social
- Sociedade estratificada
- Isolamento social
- Desigualdade social
- Exclusão social
- Mudança social
- Diversidade Cultural
Principais pensadores
- Auguste Comte
- Durkheim
- Max Weber
- Karl Marx
- Friedrich Engels
- Florestan Fernandes
- Darcy Ribeiro
- Gilberto Freyre
Questões de Sociologia que caíram no Enem
7. (Enenm/2020) A sociedade como um sistema justo de cooperação social consiste em uma das ideias familiares fundamentais, que dá estrutura e organização à justiça como equidade. A cooperação social guia-se por regras e procedimentos publicamente reconhecidos e aceitos por aqueles que cooperam como sendo apropriados para regular a sua conduta. Diz-se que a cooperação é justa porque seus termos são tais que todos os participantes podem razoavelmente aceitar, desde que todos os demais também o aceitem.
FERES JR., J.; POGREBINSCHI, T. Teoria política contemporânea: uma introdução. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
No contexto do pensamento político, a ideia apresentada mostra-se consoante o(a)
A) ideal republicano de governo.
B) corrente tripartite dos poderes.
C) posicionamento crítico do socialismo.
D) legitimidade do absolutismo monárquico.
E) entendimento do contratualismo moderno.
8. (Enem/2017) A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos, portanto, perguntar qual curso de conduta promoveria a maior quantidade de felicidade para todos aqueles que serão afetados.
RACHELS, J. Os elementos da filosofia moral. Barueri-SP: Manole, 2006.
Os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma
A) fundamentação científica de viés positivista.
B) convenção social de orientação normativa.
C) transgressão comportamental religiosa.
D) racionalidade de caráter pragmático.
E) inclinação de natureza passional.
Veja também: Sociologia no Enem: o que estudar
9. (Enem/2017) Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2017.
A persistência das reivindicações relativas à aplicação desse preceito normativo tem em vista a vinculação histórica fundamental entre
A) etnia e miscigenação racial.
B) sociedade e igualdade jurídica.
C) espaço e sobrevivência cultural.
D) progresso e educação ambiental.
E) bem-estar e modernização econômica.
Filosofia
Filosofia Clássica - Medieval (ou Escolástica)
- Filosofia antiga
- Filosofia medieval
- Filósofos pré-socráticos
- Sofisma
- Platonismo
- Dialética de Platão
- Mito da Caverna
- Lógica aristotélica
- Silogismo
- Dogmatismo
- Metafísica
- Ética
- Epicurismo
- Estoicismo
- Escolástica
Filosofia Moderna e Contemporânea
- Filosofia moderna
- Filosofia contemporânea
- Filósofos iluministas
- Escola de Frankfurt
- Método indutivo
- Método dedutivo
- Racionalismo
- Utilitarismo
- Niilismo
- Idealismo
- Liberalismo
- Existencialismo
- Filosofia da ciência
Questões de Filosofia que caíram no Enem
10. (Enem/2020) Adão, ainda que supuséssemos que suas faculdades racionais fossem inteiramente perfeitas desde o início, não poderia ter inferido da fluidez e transparência da água que ela o sufocaria, nem da luminosidade e calor do fogo que este poderia consumi-lo. Nenhum objeto jamais revela, pelas qualidades que aparecem aos sentidos, nem as causas que o produziram, nem os efeitos que dele provirão; e tampouco nossa razão é capaz de extrair, sem auxílio da experiência, qualquer conclusão referente à existência efetiva de coisas ou questões de fato.
HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Unesp, 2003.
Segundo o autor, qual é a origem do conhecimento humano?
A) A potência inata da mente.
B) A revelação da inspiração divina.
C) O estudo das tradições filosóficas.
D) A vivência dos fenômenos do mundo.
E) O desenvolvimento do raciocínio abstrato.
11. (Enem/2017) Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra. Ora, a política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais as ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades tidas em maior apreço, como a estratégia, a economia e a retórica, estão sujeitas a ela. Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991 (adaptado).
Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que
A) o bem dos indivíduos consiste em cada um perseguir seus interesses.
B) o sumo bem é dado pela fé de que os deuses são os portadores da verdade.
C) a política é a ciência que precede todas as demais na organização da cidade.
D) a educação visa formar a consciência de cada pessoa para agir corretamente.
E) a democracia protege as atividades políticas necessárias para o bem comum.
12. (Enem/2017) Uma questão de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir à atenção uma direção incomum: os temperamentais, como Alcibíades, sabem que encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas fogem porque receiam essa influência poderosa, que os leva a censurarem. É sobretudo a esses jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua orientação.
BRÉHIER, E. História da Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
O texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na
A) contemplação da tradição mítica.
B) sustentação do método dialético.
C) relativização do saber verdadeiro.
D) valorização da argumentação retórica.
E) investigação dos fundamentos da natureza.
Veja também:
MENEZES, Pedro. Ciências Humanas e suas Tecnologias: Enem. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ciencias-humanas-e-suas-tecnologias/. Acesso em: