Exercícios sobre a África pré-colonial (com explicações)
Teste seus conhecimentos sobre África pré-colonial respondendo às questões abaixo. Confira as respostas e aprenda mais no gabarito explicado.
Questão 1
Atualmente, sabe-se que a história da África é bastante diversificada, marcada pela formação e desenvolvimento de diferentes Reinos Africanos ao longo das décadas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns desses históricos reinos da África:
a) Reino de Axum, Cartago e Império Mongol.
b) Egito Antigo, Reino de Kush e o Império Mali.
c) Império Songai, Reino de Gana e a civilização Suméria.
d) Império Persa, Reino do Congo e o Império Bizantino.
a) Incorreta. Embora os cartaginenses e o Reino de Axum sejam parte da história africana, o Império Mongol surgiu e se expandiu no continente asiático.
b) Correta. O Egito Antigo e o Reino de Kush são exemplos de reinos formados na Antiguidade, ambos ligados ao Rio Nilo e suas adjacências. Já o Império Mali estava situado no Oeste da África, sendo um dos mais ricos reinos medievais.
c) Incorreta. Os sumérios foram um dos povos mesopotâmicos, situados no Oriente Médio (Ásia).
d) Incorreta. O Império Persa e o Império Bizantino são civilizações centradas na Eurásia, e não no continente africano.
Questão 2
O Reino de Kush é considerado um dos primeiros exemplos de centralização política na história da África. Sobre este povo, é correto afirmar que:
a) Sua economia era baseada no trabalho escravo e agrícola voltado para a subsistência, pois viviam praticamente isolados em meio à região do Saara.
b) O Reino de Kush prosperou devido ao comércio atlântico de escravos com mercadores europeus, tornando-se uma das principais potências africanas.
c) Assim como a Grécia Antiga, o Reino de Kush foi pioneiro na criação de um modelo político democrático, onde o povo tomava decisões coletivas.
d) O comércio, a mineração e a metalurgia (trabalho com metais) eram as principais atividades econômicas do Reino de Kush.
a) Incorreta. O Reino de Kush não estava isolado no Saara. Ele prosperou em parte devido à sua localização estratégica e atividades comerciais com povos vizinhos.
b) Incorreta. O Reino de Kush existiu muito antes do estabelecimento do tráfico atlântico de escravos.
c) Incorreta. O modelo político do Reino de Kush não foi democrático como na Grécia Antiga. Trata-se de um reino centralizado e monárquico.
d) Correta. O comércio, a mineração e a metalurgia foram as principais atividades econômicas que sustentaram o Reino de Kush.
Questão 3
A imagem abaixo mostra uma moeda produzida no Reino de Axum, cunhada com a imagem do Rei Israel de Axum (590 - 600 d.C.):
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) As moedas indicam a grande riqueza e o poderio do Reino de Axum, muito ligado ao comércio na região do Mar Vermelho.
b) O nome “Israel” indica o aspecto religioso do Reino de Axum, sendo o único estado judeu conhecido na história.
c) Situado às margens do Nilo, a prosperidade do Reino de Axum vinha das grandes minas de ouro existentes na região.
d) Tanto o Reino de Kush como o Reino de Axum enriqueceram devido às atividades agrícolas e pastoris, sendo a criação de cavalos a principal fonte de renda desses impérios.
a) Correta. De fato, as moedas são um indicativo da riqueza e poder deste reino, diretamente relacionados ao comércio no Mar Vermelho.
b) Incorreta. Embora o nome "Israel" apareça, o Reino de Axum não era um estado judeu. Sua história está ligada às crenças politeístas e à conversão ao cristianismo.
c) Incorreta. O Reino de Axum não estava às margens do Nilo, mas no nordeste da África, na região da atual Etiópia.
d) Incorreta. As atividades econômicas de Kush e Axum incluíam comércio e mineração, mas a criação de cavalos não foi a principal fonte de renda.
Questão 4
"As primeiras pessoas a escrever sobre o antigo reino de Gana foram geógrafos árabes que viviam no norte da África e na Espanha. (...) O que chamou a atenção desses geógrafos foram as histórias que ouviram de viajantes, que contavam sobre uma riqueza fabulosa encontrada em Gana. No final do século VIII d.C., o astrônomo e estudioso árabe Ibrahim al-Fazari chamou Gana de “a terra do ouro” (...). Já Al-Hasan ibn Ahmad al-Hamdani declarou que a mina de ouro mais rica do mundo ficava em Gana."
Adaptado de CONRAD, David C. Great Empires of the Past: Empires of Medieval West África. Nova Iorque: Facts on File 2005. P. 11
A partir da leitura do texto, é correto afirmar que:
a) O conhecimento que temos sobre o Reino de Gana veio somente de fontes primárias, isto é, feita pelos próprios ganeses.
b) Os boatos sobre a riqueza do reino de Gana eram falsos, pois a África subsaariana não abrigou civilizações ricas e complexas.
c) Os relatos dos geógrafos árabes revelam a fama e indicam a prosperidade do Reino de Gana, cuja riqueza era obtida especialmente pelo comércio e mineração.
d) As fábulas sobre a riqueza de Gana atraíram o interesse militar de povos vizinhos, como os antigos Gregos e Romanos da Europa.
a) Incorreta. O conhecimento atual sobre o Reino de Gana também inclui fontes secundárias, como os relatos de geógrafos árabes.
b) Incorreta. Os relatos sobre a riqueza do Reino de Gana eram baseados em fatos, pois ele foi uma das civilizações mais ricas da África.
c) Correta. Os relatos dos geógrafos árabes indicam a prosperidade de Gana, ligada ao comércio e à mineração de ouro.
d) Incorreta. O interesse militar de gregos e romanos não foi direcionado à África Subsaariana. Além disso, há um equívoco cronológico, pois a civilização grega e o Império Romano são anteriores ao Reino de Gana.
Questão 5
Na África Ocidental, três grandes impérios se formaram ao longo do rio Níger: o Reino de Gana, o Império Mali e o Império Songai. Sobre esses reinos, é correto afirmar que:
a) Os três reinos apresentavam uma característica comum: a adoção do cristianismo como religião oficial.
b) São reinos que enriqueceram graças às minas de ouro do oeste africano, mas que nunca apresentaram uma centralização política ou força militar importante.
c) O desenvolvimento desses reinos está ligado diretamente à influência trazida pelos navegantes portugueses, que converteram a população local e introduziram novas tecnologias.
d) Gana, Mali e Songai são exemplos da diversidade política e econômica da história africana, destacando-se pelo controle do comércio transaariano, especialmente de ouro e sal.
a) Incorreta. O cristianismo não foi a religião oficial desses reinos. Foi o islamismo teve grande influência em Mali e Songai.
b) Incorreta. Esses reinos eram politicamente centralizados e possuíam força militar relevante.
c) Incorreta. O desenvolvimento desses reinos não foi diretamente influenciado pelos navegantes portugueses.
d) Correta. Tais reinos, suas grandes riquezas e notória organização política são marcas da sofisticação e diversidade da História Africana.
Questão 6
Para estudar mais: África Pré-Colonial: o continente antes dos europeus
Para mais exercícios:
Exercícios de História para 6º ano (com gabarito explicado)
Exercício de História para 1º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
PEREIRA, Lucas. Exercícios sobre a África pré-colonial (com explicações). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicio-sobre-a-africa-pre-colonial-com-explicacoes/. Acesso em: