Exercício sobre a Idade Antiga (com questões resolvidas)
Teste seus conhecimentos sobre a Idade Antiga com o exercício abaixo. Confira as respostas e o gabarito explicado.
Questão 1
A Idade Antiga é um período cujo marco inicial é o surgimento da escrita. Assinale a alternativa que indica corretamente a civilização que desenvolveu a primeira forma de escrita, conhecida como escrita cuneiforme:
a) Os sumérios.
b) Os babilônios.
c) Os gregos antigos.
d) Os antigos egípcios.
a) Correta. Os sumérios, na região da Mesopotâmia, desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 3200 a.C. Ela era usada para registros administrativos, comerciais e religiosos, sendo gravada em tabuletas de argila.
b) Incorreta. Os babilônios foram uma civilização importante da Mesopotâmia, mas a escrita cuneiforme surgiu antes deles, ainda na cultura suméria.
c) Incorreta. Os gregos antigos desenvolveram o alfabeto grego, mas ele surgiu muito depois da escrita cuneiforme suméria.
d) Incorreta. Os egípcios desenvolveram a escrita hieroglífica, mas essa não foi a primeira forma de escrita da humanidade.
Questão 2
Um dos documentos antigos mais estudados na história é o Código de Hamurábi, considerado um dos primeiros códigos de leis de que se tem conhecimento. Sobre o Código de Hamurábi, assinale a alternativa correta:
a) Criado pelo rei acádio Hamurábi, o documento previa duras punições para aqueles que ofendessem a nobreza local.
b) O Código de Hamurábi introduziu a chamada Lei de Talião, que determinava a proporcionalidade das penas para os crimes cometidos.
c) Pautado na lógica do “olho por olho, dente por dente”, o Código de Hamurábi punia as pessoas rigorosamente, independentemente da classe social a que pertenciam.
d) O documento é amplamente estudado por ter servido de base para o direito contemporâneo, sendo considerado um precursor dos chamados Direitos Humanos.
a) Incorreta. Hamurábi não era rei dos acádios, mas da Babilônia.
b) Correta. O Código de Hamurábi adotava a Lei de Talião ("olho por olho, dente por dente"), estabelecendo que as punições deveriam ser proporcionais ao crime cometido. Esse princípio influenciou sistemas jurídicos posteriores.
c) Incorreta. Apesar de prever punições severas, o código fazia distinção entre as classes sociais: crimes contra pessoas de classes elevadas eram punidas mais severamente do que crimes contra comuns ou escravos.
d) Incorreta. O Código de Hamurábi não pode ser considerado um precursor dos Direitos Humanos, pois suas leis favoreciam elites e aplicavam punições desiguais.
Questão 3
A Pérsia Antiga tornou-se um dos impérios mais desenvolvidos e poderosos da história, abrangendo um vasto território na Ásia Central. Para administrar essa imensa região, os imperadores persas contavam com o apoio dos sátrapas, que eram:
a) Líderes militares encarregados de comandar esquadras recrutadas entre a população local.
b) Sacerdotes ligados à religião politeísta dos antigos persas, que exerciam grande influência em diversos setores da sociedade.
c) Administradores regionais diretamente fiéis ao imperador, responsáveis pela cobrança de impostos e pela burocracia estatal.
d) Nobres escolhidos entre as famílias mais ricas locais, cuja tarefa era proteger os servos e evitar invasões estrangeiras.
a) Incorreta. Os sátrapas não eram líderes militares, mas governadores provinciais responsáveis pela administração civil e fiscal.
b) Incorreta. Os sacerdotes tinham influência na sociedade persa, mas os sátrapas exerciam funções administrativas, não religiosas.
c) Correta. Os sátrapas eram governadores das províncias persas e respondiam diretamente ao imperador. Eles arrecadavam impostos, aplicavam a justiça e garantiam a ordem no vasto império persa. O modelo de administração persa influenciou impérios posteriores, como o romano e o bizantino.
d) Incorreta. Os sátrapas não eram escolhidos apenas entre a nobreza local. Além disso, a descrição de suas funções está imprecisa.
Questão 4
"Segundo a tradição, os rústicos dórios invadiram a Lacônia e fundaram uma cidade, que chamaram de Esparta (...). Conquistaram toda a Lacônia e a Messênia, transformando as populações conquistadas e seus descendentes em uma espécie de servos, chamados de hilotas, palavra que significa, justamente, ʼaprisionadosʼ. Os conquistadores espartanos tornaram-se proprietários: cada espartano adulto tinha um lote de terra próprio, cultivado por muitas famílias de hilotas. Os hilotas eram obrigados a dar aos espartanos uma porcentagem dos frutos da terra, normalmente a metade, como se fossem meeiros."
(Adaptado de: FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001, p. 28).
Sobre a história e o trabalho na Esparta antiga, assinale a alternativa correta:
a) O trabalho manual e agrícola era amplamente valorizado, pois fortalecia o corpo e o físico dos espartanos.
b) Na sociedade espartana, os hilotas eram descendentes de povos conquistados, submetidos a trabalhos forçados nas terras dos esparciatas.
c) A propriedade da terra era exclusiva dos espartanos, que trabalhavam nela com seus familiares e seus hilotas ao longo do ano.
d) Segundo o texto, os hilotas eram os habitantes originais das terras conquistadas por Esparta, submetidos ao novo domínio por meio de acordos e diplomacia.
a) Incorreta. Os espartanos desprezavam o trabalho manual, pois acreditavam que isso era função dos hilotas. A sociedade espartana era militarizada, e os cidadãos dedicavam-se ao treinamento e à guerra.
b) Correta. Os hilotas eram descendentes dos povos conquistados pelos espartanos e realizavam trabalhos forçados nas terras dos esparciatas. Eles eram fundamentais para a economia espartana, pois garantiam o sustento da cidade enquanto os cidadãos treinavam para a guerra.
c) Incorreta. A propriedade da terra era dos esparciatas, mas eles não a trabalhavam. Eram os hilotas que cultivavam as terras e entregavam parte da produção aos seus senhores.
d) Incorreta. Os hilotas não foram submetidos por acordos diplomáticos, mas sim pela conquista militar espartana, que os reduziu à servidão.
Questão 5
Para estudar mais: Antiguidade ou Idade Antiga: o que foi e suas civilizações
Para mais exercícios:
- Exercício sobre a divisão da História (com questões resolvidas)
- Exercício sobre a Alta Idade Média (com gabarito explicado)
- Exercícios de História para 6º ano (com gabarito explicado)
- Exercício de História para 1º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
PEREIRA, Lucas. Exercício sobre a Idade Antiga (com questões resolvidas). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicio-sobre-a-idade-antiga-com-questoes-resolvidas/. Acesso em: