Exercícios sobre fontes históricas (com questões explicadas)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Faça os exercícios e confira o que já sabe sobre o tema. Confira as respostas explicadas no gabarito.

Questão 1

As fontes (ou documentos) são essenciais para a construção do conhecimento histórico. Assinale a alternativa que melhor descreve o que são fontes históricas.

a) São vestígios do passado da humanidade que permitem ao historiador produzir seu conhecimento.

b) São registros escritos de épocas anteriores, como cartas, textos e livros.

c) São marcas naturais e geológicas que garantem o conhecimento do passado.

d) Fontes históricas são obras deixadas pelos humanos de antigamente, preocupados em relatar o ocorrido em sua época.

Gabarito explicado

a) Correta. A alternativa apresenta uma definição simples e precisa sobre os documentos históricos.

b) Incorreta. As fontes não são apenas escritas, pois incluem imagens, áudios, relatos orais, entre outras.

c) Incorreta. Embora aspectos naturais possam contribuir para a análise histórica, as fontes são documentos produzidos pelo homem.

d) Incorreta. As fontes também incluem documentos que não tinham a intenção de relatar aspectos de sua época para a posteridade.

Questão 2

Ao utilizar as fontes históricas, o historiador não deve:

a) Fazer questionamentos críticos à fonte.

b) Entender o contexto em que o documento foi produzido.

c) Omitir totalmente ou parcialmente informações importantes da fonte.

d) Cruzar as informações obtidas com outras fontes do mesmo período.

Gabarito explicado

A questão solicita identificar uma atitude inadequada do historiador com as fontes históricas. Das alternativas citadas, apenas a letra c apresenta uma má conduta, pois o historiador deve levar em conta o máximo de aspectos possíveis da fonte. A omissão proposital de parte do documento é incorreta e pode gerar uma análise imprecisa.

Questão 3

Entre as fontes históricas, há uma divisão entre as fontes materiais e imateriais. Assinale a alternativa que apresenta dois exemplos de fontes imateriais.

a) Fotografias antigas e o relato pessoal de um viajante.

b) Cartas e livros de uma determinada época.

c) A memória de pessoas mais antigas e danças típicas de uma comunidade

d) A religião de uma população e instrumentos musicais.

Gabarito explicado

a) Incorreta. As fotografias são exemplos de fontes materiais, pois apresentam materialidade.

b) Incorreta. Cartas e livros também possuem materialidade.

c) Correta. Danças, tradições, relatos e saberes antigos são exemplos adequados de fontes imateriais.

d) Incorreta. Os instrumentos musicais são fontes materiais.

Questão 4

Observe a imagem abaixo, que apresenta uma moeda de Cartago, datada do século III a.C.

Face e verso de uma antiga moeda cartaginesa.

A moeda pode ser considerada um documento histórico, pois:

a) Fez parte de um importante império antigo: os cartagineses.

b) Traz informações sobre a sociedade em que foi produzida, podendo ser estudada e questionada pelo historiador.

c) Representa exclusivamente o valor econômico da época, sem ligação com aspectos culturais ou sociais da sociedade cartaginesa.

d) Foi criada com o objetivo principal de ser um registro artístico do cotidiano cartaginês.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O fato de ter feito parte de um importante reino ou civilização não é suficiente para caracterizar o objeto como documento histórico.

b) Correta. A moeda é um vestígio sobre os cartagineses, revelando aspectos de cultura material, economia e relação com a natureza.

c) Incorreta. A cunhagem da moeda também revela aspectos socioculturais dos cartagineses.

d) Incorreta. A moeda não tinha uma finalidade central como obra de arte, mas como objeto de valor político e econômico.

Questão 5

"Mas o que nos dizem esses documentos (...) quando nos ocupamos deles? Nenhum documento pode nos dizer mais do que aquilo que o autor pensava - o que ele pensava que havia acontecido, o que devia acontecer ou o que aconteceria, ou talvez apenas o que ele queria que os outros pensassem que ele pensava, ou mesmo apenas o que ele próprio pensava pensar. Nada disso significa alguma coisa, até que o historiador trabalhe sobre esse material e decifre-o."

(CARR, E. H. O que é História? São Paulo: Paz e Terra, 2011. p. 52)

Neste trecho, ao refletir sobre as fontes históricas, o autor:

a) Defende que os documentos falam por si, e os historiadores não podem interpretá-los a partir de seu problema histórico.

b) Chama a atenção para a necessidade de criticar e questionar o documento, buscando entender as intenções de quem o escreveu.

c) Sugere que o historiador deve reunir o máximo de documentos e extrair as informações exatas, evitando o viés crítico.

d) Vê pouca importância no uso de fontes e documentos, por serem parciais e enviesados.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Pelo contrário, o excerto destaca que os documentos devem ser trabalhados pelo historiador.

b) Correta. O trecho mostra que os documentos apresentam um ponto de vista e é fundamental ter isso em mente ao estudá-los.

c) Incorreta. O texto não cita a necessidade de reunir o "máximo" de documentos, mas sim de questioná-los.

d) Incorreta. O texto reconhece a parcialidade dos documentos, mas não diminui sua importância.

Questão 6

Sobre as fontes históricas orais, isto é, relatos, memórias e experiências pessoais dos indivíduos, assinale a alternativa correta.

a) São uma fonte secundária para a história, pois a documentação oficial (como jornais, leis e documentos) são mais fidedignas que a memória.

b) Podem ser utilizados na produção do conhecimento histórico, contanto que sejam memórias de personagens importantes do passado.

c) Revelam informações importantes e o ponto de vista da pessoa que compartilha a experiência, devendo ser utilizada pelo historiador de maneira crítica.

d) Apresentam serventia apenas na ausência de documentos escritos, pois os relatos podem ser mentirosos e confusos.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A historiografia contemporânea não defende uma importância maior para os documentos oficiais.

b) Incorreta. Experiências pessoais de indivíduos comuns também podem ser muito valiosas para o pensamento histórico.

c) Correta. As fontes orais são muito ricas para o estudo histórico, sendo que o historiador deve sempre agir de maneira crítica, questionadora e cruzar as informações com demais documentos.

d) Incorreta. É incorreto sugerir uma suposta “inferioridade” das fontes orais em relação aos documentos escritos.

Questão 7

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Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.