Exercícios sobre o Antigo Oriente Próximo (com gabarito)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Teste seus conhecimento sobre a história do Antigo Oriente Próximo. Confira as respostas e tire as suas dúvidas através das explicações que constam no gabarito comentado.

Questão 1

O Oriente Próximo é uma região que abrigou algumas das mais importantes civilizações da história antiga e medieval. Assinale a alternativa que apresenta civilizações que floresceram nessa região geográfica.

a) Os hebreus, os fenícios e os assírios.

b) O Império Árabe, os cartagineses e o Reino de Axum.

c) O Império Bizantino, a Grécia Antiga e o Império Romano.

d) Os acadianos, os babilônios e a China Antiga.

Gabarito explicado

a) Correto. Os hebreus, fenícios e assírios são exemplos de civilizações históricas que se desenvolveram no Oriente Próximo.

b) Incorreto. O Reino de Axum esteve situado no Nordeste da África, enquanto Cartago se localizava no Norte da África.

c) Incorreto. A Grécia Antiga e o Império Romano situaram-se na Europa, e não no Oriente Próximo.

d) Incorreto. A China Antiga é uma civilização asiática, mas não faz parte da região conhecida como Oriente Próximo.

Questão 2

O mapa abaixo representa a região do “Crescente Fértil”, onde surgiram as primeiras grandes civilizações antigas.
Mapa da região do Crescente Fértil

Entre as características que permitiram o desenvolvimento dessas civilizações, estão:

a) A presença de terras férteis, devido às chuvas abundantes e à elevada umidade do ar.

b) As densas florestas, ricas em diversidade de animais e plantas silvestres.

c) A proximidade com a Europa, que possibilitou o contato comercial com gregos e romanos.

d) A presença de rios perenes, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, que fertilizavam as margens durante as cheias e facilitaram o desenvolvimento da agricultura.

Gabarito explicado

a) Incorreto. As chuvas abundantes e elevada umidade do ar não são características da região do Crescente Fértil, que é predominantemente árida ou semiárida.

b) Incorreto. As florestas densas não são características do Crescente Fértil.

c) Incorreto. A proximidade com a Europa não foi um fator determinante no desenvolvimento das primeiras civilizações. Além disso, Gregos e Romanos são posteriores às pioneiras sociedades do Crescente Fértil.

d) Correto. A presença de rios como o Nilo, o Tigre e o Eufrates é considerada fundamental para o surgimento das primeiras civilizações, pois fertilizavam a terra e garantiam o desenvolvimento da agricultura.

Questão 3

Os hebreus são uma das sociedades antigas mais conhecidas e estudadas do chamado Oriente Próximo. Situados na região das atuais Palestina e Israel, pode-se afirmar que seu principal legado histórico foi:

a) O monoteísmo.

b) O estado moderno.

c) A democracia.

d) A república.

Gabarito explicado

a) Correto. O monoteísmo é considerado o principal legado histórico dos hebreus, pois, além do Judaísmo, também influenciou o surgimento de religiões como o Cristianismo e o Islamismo.

b) Incorreto. O estado moderno não foi um legado dos hebreus. Trata-se de um conceito que surge posteriormente à Antiguidade Oriental.

c) Incorreto. A democracia é uma herança grega, não dos hebreus.

d) Incorreto. A república é uma forma de governo associada à Roma Antiga, e não aos hebreus.

Questão 4

Sobre os fenícios, assinale a alternativa que indica sua principal atividade econômica e a região específica onde essa civilização se desenvolveu, respectivamente:

a) Metalurgia (trabalho com ferro), e estavam situados na atual Palestina.

b) Navegação, e estavam situados na Península Arábica.

c) Comércio, e estavam situados no atual Líbano.

d) Pecuária, e estavam situados na Mesopotâmia.

Gabarito explicado

a) Incorreto. Os fenícios não se destacaram pela metalurgia, nem estavam situados na atual Palestina.

b) Incorreto. A navegação era importante, mas os fenícios não estavam localizados na Península Arábica.

c) Correto. Os fenícios eram grandes comerciantes e navegadores, especialmente no Mediterrâneo.

d) Incorreto. A pecuária não era a principal atividade dos fenícios, e eles não se situavam na Mesopotâmia.

Questão 5

A bandeira do Líbano apresenta uma árvore, o Cedro, muito importante para sua história e região. Essa árvore está ligada aos antigos fenícios, para os quais o cedro era importante porque:
Bandeira do Líbano.

a) Era a principal cultura agrícola dos fenícios, utilizada como lenha e fonte de alimento.

b) Era uma madeira abundante na região, muito utilizada para a construção de navios.

c) Era essencial na fabricação de arcos e flechas utilizados pelo exército do Império Fenício.

d) Foi trazida da África pelos próprios fenícios, que cultuavam o cedro como um símbolo divino.

Gabarito explicado

a) Incorreto. O cedro não era uma cultura agrícola nem fonte de alimento para os fenícios.

b) Correto. O cedro era abundante na região, com grande importância para a construção de navios.

c) Incorreto. Embora o cedro fosse usado para diversos fins, seu uso principal não era para confeccionar armas como arcos e flechas.

d) Incorreto. O cedro é nativo da região do Líbano, não foi trazido da África pelos fenícios.

Questão 6

Sobre a história das civilizações do Oriente Próximo Antigo, avalie as afirmativas abaixo:

I - Entre os feitos históricos mais importantes, destaca-se o surgimento da escrita cuneiforme pelos sumérios.

II - O Egito Antigo e as civilizações mesopotâmicas misturavam aspectos políticos e religiosos, já que os líderes eram cultuados como divindades.

III - Entre outros pontos, os hebreus ficaram conhecidos pela fundação do Judaísmo, a mais antiga das grandes religiões monoteístas.

É correto o que se afirma em:

a) I, II e III.

b) I e II, somente.

c) I e III, somente.

d) II e III, somente.

Gabarito explicado

I - Verdadeiro. Os Sumérios são lembrados pelo pioneirismo na escrita através do modelo cuneiforme, na qual as inscrições eram cunhadas em blocos de argila.

II - Verdadeiro. O caráter religioso do poder político é uma característica comum às sociedades egípcias e mesopotâmicas.

III - Verdadeiro. A crença num único deus (monoteísmo) é considerada a mais significativa herança religiosa e cultural dos hebreus para o mundo contemporâneo.

Questão 7

Leia o texto abaixo, que trata das civilizações da Mesopotâmia e de sua relação com os rios Tigre e Eufrates:

"As condições ecológicas explicam que a agricultura de irrigação, ao impor trabalhos consideráveis (...), torna impossível uma organização individualista da agricultura. As obras de proteção e de irrigação exigiam, para serem construídas, limpas e conservadas, um esforço coletivo; e o seu uso devia ser regulamentado pela lei."

(CARDOSO, Ciro Flamarion. Sociedades do Antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986, p. 35)

Segundo o texto, os aspectos ecológicos influenciaram os povos da Mesopotâmia por:

a) Exigirem um trabalho coletivo para a construção de diques e sistemas de irrigação, o que precisava ser controlado pela lei e pelo Estado.

b) Permitirem o surgimento da agricultura individual e de uma abundância de alimentos.

c) Facilitarem o aumento da população na Mesopotâmia, levando ao surgimento de grandes sociedades no Oriente Próximo.

d) Levaram ao surgimento da escrita, necessária para registrar informações sobre grandes obras de engenharia, como diques e pontes.

Gabarito explicado

a) Correto. O texto destaca que a construção de diques e sistemas de irrigação exigia esforço coletivo e regulamentação pela lei e pelo Estado.

b) Incorreto. A agricultura na Mesopotâmia não era individualista, mas dependia do trabalho coletivo, como mencionado no texto.

c) Incorreto. Embora o aumento populacional tenha ocorrido, não é o ponto central do texto.

d) Incorreto. O texto não aborda o surgimento da escrita, mas sim a organização coletiva e jurídica.

Questão 8

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Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.