Exercícios de História para 6º ano (com gabarito explicado)
Exercite os seus conhecimentos com essas questões dos principais assuntos vistos durante o 6º ano do Ensino Fundamental. Todas as questões são baseadas nas diretrizes da BNCC e com gabarito explicado.
Questão 1
Que nome é dado aos vestígios do passado que ajudam os historiadores a conhecer sobre outros tempos?
a) Processo histórico
b) Documentos históricos
c) Análise histórica
d) Períodos históricos
A resposta correta é documentos históricos (letra b).
Documentos ou fontes históricas são todos os vestígios deixados por seres humanos que viveram no passado, como textos, fotos, pinturas, obras de arte, cartas, desenhos ou cerâmicas, por exemplo.
Os documentos históricos são importantes para os historiadores, já que é através deles que se obtém as informações necessárias para conhecer a história.
Questão 2
Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que melhor completa os trechos faltantes.
O tempo ____________ é aquele que envolve as mudanças da humanidade, ou seja, as transformações vividas pelas sociedades ao longo dos séculos. Já o tempo _________ diz respeito aos ciclos dos eventos naturais, como as mudanças das estações, por exemplo.
a) histórico e natural
b) cronológico e natural
c) natural e histórico
d) humano e secular
Tempo cronológico, histórico e natural são maneiras diferentes de pensar a passagem do tempo. Quando pensamos nos minutos e nas horas de nossos dias comuns, estamos falando do tempo cronológico, uma contagem mais imediata e usada no cotidiano.
No entanto, ao estudar ou relatar episódios da história da humanidade, como invenções, guerras ou revoluções, trabalhamos com o tempo histórico, uma medição mais demorada e ampla, envolvendo décadas, séculos e até milênios.
Por outro lado, ao medir aspectos da natureza, como a passagem das estações e os ciclos de vida das plantas, nos referimos ao tempo natural.
Questão 3
Assinale a alternativa que apresenta corretamente 15, 19 e 2000 em algarismos romanos.
a) XV, XIX e MM
b) XIIIII, XVIIII e CC
c) XV, XIX, MCM
d) XX, XIV, MNM
Os algarismos romanos são frequentemente utilizados atualmente, por exemplo, para datar séculos. Abaixo, estão os valores correspondentes a cada letra nos algarismos romanos:
I = 1, V = 5, X = 10, L = 50, C = 100, D = 500 e M = 1000.
Quando uma letra está à direita de outra com valor maior, os valores são somados. Por exemplo: XI = 10 + 1 = 11, XV = 10 + 5 = 15.
No entanto, uma letra só pode ser repetida no máximo três vezes consecutivas para somar. Assim, XIII = 13. Mas, XIIII está incorreto, já que não é possível usar “I” quatro vezes seguidas.
Quando uma letra está à esquerda e é menor do que a da direita, o valor é subtraído. Por exemplo: IX = 10 - 1 = 9, IV = 5 - 1 = 4.
Portanto, para escrever 15, 19 e 2000, as formas corretas são: XV = 10 + 5 = 15. XIX = 10 - 1 + 10 = 19. MM = 1000 + 1000 = 2000.
Questão 4
O mapa apresenta as principais rotas de migração da espécie humana na Pré-História.
Fonte: Jayasinghe23 - Creative Commons (adaptado)
Sobre as principais teorias do surgimento do homem moderno e seu povoamento na Terra, é correto afirmar que:
a) A principal teoria defende que o homem surgiu na América e povoou depois os outros continentes.
b) A chegada do homem na América aconteceu apenas em 1500, com a chegada das caravelas portuguesas.
c) O homem surgiu na África, povoando a Europa, a Ásia e chegando na América pelo Estreito de Bering.
d) O ser humano surgiu em vários continentes em épocas parecidas, estabelecendo comércio entre eles conforme o mapa apresenta.
As fontes arqueológicas indicam que o ser humano moderno (Homo sapiens sapiens) surgiu no continente africano, há cerca de 300 mil a 100 mil anos atrás.
Desde então, migrou lentamente para outros continentes, como o mapa apresenta. Uma das principais teorias sobre o povoamento da América defende que os primeiros seres humanos chegaram ao continente durante a última glaciação, atravessando o Estreito de Bering, que conecta a Ásia à América.
Questão 5
A imagem mostra um objeto dos antigos sumérios com desenhos pequenos escritos nele. Como chamamos esse tipo de escrita, que é a mais antiga do mundo que conhecemos?
a) Hieróglifo.
b) Alfa-numérica.
c) Cirílica.
d) Cuneiforme.
A escrita cuneiforme é considerada a mais antiga da humanidade e teria surgido na região mesopotâmica, criada pelos sumérios. Ela recebe esse nome devido à maneira como era registrada, com pequenos entalhes "cunhados" (ou seja, gravados) em pedaços de argila ou pedra. Estima-se que tenha surgido por volta de 3.500 a.C., o que marcou o fim da pré-história.
Questão 6
"O território ocupado pelos _________ era uma estreita faixa de terra entre o litoral e as montanhas, que eram cobertas por árvores como cedro, cipreste e pinho. O fácil acesso ao mar e a abundância de madeira contribuíram para se tornarem grandes navegadores, hábeis construtores de navios e grandes comerciantes no mundo antigo."
VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris História 6º Ano. São Paulo: Ática, 2019. p. 108.
Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto de forma correta.
a) egípcios.
b) romanos.
c) sumérios.
d) fenícios.
O texto apresenta características históricas dos fenícios, civilização antiga muito ligada ao comércio e à navegação.
Trata-se de um povo organizado em cidades-estado situadas principalmente no Oriente Médio, na região do atual Líbano. A presença abundante de madeira na região permitiu a construção de embarcações adequadas para a navegação no Mediterrâneo, contribuindo para a circulação de mercadorias.
Questão 7
Assinale a alternativa que melhor descreve o poder político no Antigo Egito.
a) O poder político estava nas mãos do Faraó, considerado um deus pelos seus súditos. Ele controlava o exército, a justiça e a administração.
b) Os sacerdotes controlavam o poder político no Egito, que era um povo organizado em cidades-estado independentes.
c) A principal liderança política do Egito foi a Cleópatra. Ela fundou o Império egípcio e conquistou os territórios da Grécia e da Roma Antiga.
d) O Faraó controlava o poder no Egito Antigo, sociedade situada no continente Europeu. Ele estava no topo da sociedade, acima do exército, dos sacerdotes, dos escribas e dos escravos.
O Faraó era o principal líder do Egito Antigo, concentrando o poder político e religioso. Era considerado um deus por seus seguidores, o que faz do Egito Antigo uma teocracia.
A letra B está incorreta por sugerir que o Egito era organizado em cidades-estado, quando, na verdade, o Egito era um estado unificado, não composto por cidades-estado.
A letra C está inválida por sugerir que Cleópatra foi a maior liderança do Egito e por afirmar que ela conquistou a Grécia e Roma, o que não corresponde aos fatos históricos.
Por fim, a alternativa D está inválida por sugerir que o Egito fica na Europa, quando, na verdade, situa-se na África.
Questão 8
Sobre o papel das mulheres na cidade-estado de Atenas, na Grécia Antiga, é correto afirmar que:
a) As mulheres eram consideradas cidadãs e tinham participação política garantida.
b) Apenas as mulheres escravas e estrangeiras eram excluídas da política.
c) As mulheres tinham sua vida restrita ao ambiente doméstico, sem participação política reconhecida.
d) Por ser uma democracia, as mulheres atenienses poderiam seguir carreiras como a militar ou a política.
Embora fosse conhecida por sua democracia, Atenas tinha uma ideia de cidadania bem diferente da que temos atualmente. Afinal, na pólis de Atenas, apenas homens, livres, maiores de idade e nascidos de pai e mãe atenienses poderiam participar da vida pública.
As mulheres ficaram restritas ao ambiente doméstico e submissas ao homem, seja ele o pai, o marido ou algum outro parente responsável.
Questão 9
Os ________ compunham a elite da sociedade romana, sendo proprietários de terras e escravos. Durante a República, controlavam o poder político e o Senado. Os ________ eram trabalhadores, pequenos proprietários, artesãos e, embora livres, praticamente não tinham direitos políticos.
O texto acima trata da sociedade na Roma Antiga. A alternativa que corretamente preenche as lacunas do texto é:
a) Eupátridas e plebeus.
b) Patrícios e plebeus.
c) Eupátridas e clientes.
d) Patrícios e clientes.
A sociedade romana era dividida entre Patrícios, Clientes, Plebeus e Escravos.
Os patrícios eram proprietários de terras e escravos, compunham a aristocracia local.
Os clientes eram indivíduos que dependiam dos favores dos patrícios, realizando serviços em troca de privilégios.
Os plebeus formavam um grupo numeroso de trabalhadores e pequenos proprietários na sociedade romana.
Diferentemente dos escravos, os plebeus eram livres, embora com direitos políticos limitados durante a história da República Romana.
Vale ressaltar que os Eupátridas mencionados nas alternativas referem-se ao mundo grego, não ao mundo romano.
Questão 10
Leia o texto abaixo sobre o império Cuxe, na África antiga e assinale a alternativa correta sobre o tema.
“Outra especificidade dos cuxitas era o papel das mulheres na sociedade, pois elas podiam ocupar posições importantes. A mãe do rei recebia o título de senhora de Kush ou candace (rainha-mãe), influenciando fortemente o governo, ou mesmo ocupando diretamente o poder político. Destaca-se a rainha Amanishaketos, que enfrentou o poderoso império romano.”
CAMPOS, Sabrina Machado. História: Ensino Fundamental II. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2018. p. 28
a) As mulheres no reino de Cuxe ficavam somente no ambiente doméstico, como em Atenas e Roma.
b) O Reino de Cuxe é um exemplo histórico de sociedade que deu maior importância política para as mulheres.
c) A mãe do rei cuxita recebia o título de "rainha de Kush", mas não tinha nenhum poder político real.
d) Por não ter deixado documentos escritos, o reino de Cuxe não apresenta valor histórico significativo.
O Reino de Cuxe (ou Kush) estava localizado no extremo sul do Nilo, na região do atual Sudão, na África. Formou-se por volta do século XX a.C. e manteve um contato cultural e comercial constante com a civilização egípcia.
Economicamente, o reino de Cuxe ficou conhecido pela prática da agricultura e da pecuária. Uma das características singulares desse reino foi o papel destacado das mulheres na vida política, exercendo cargos políticos e sacerdotais, por exemplo.
Continue praticando seus conhecimentos com:
- Questões sobre as civilizações da Mesopotâmia (respostas explicadas)
- Exercícios sobre Egito Antigo (com gabarito e comentários)
- Questões sobre a Pré-História (com o gabarito comentado)
- Exercícios sobre a Grécia Antiga (com gabarito)
- Questões sobre o Império Bizantino (com gabarito explicado)
- Questões sobre a Baixa Idade Média (com gabarito comentado)
- Questões sobre mitologia grega (com gabarito comentado)
Siga estudando mais sobre o assunto:
- Tempo Histórico: o que é, divisão e calendários
- Divisão da História: períodos históricos e principais acontecimentos
PEREIRA, Lucas. Exercícios de História para 6º ano (com gabarito explicado). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-historia-6-ano-com-gabarito-explicado/. Acesso em: