Exercícios sobre frequência absoluta e relativa
Explore a estatística de forma prática com nossa nova lista de exercícios focada em frequência absoluta e relativa. Todos os exercícios possuem resolução comentada.
Exercício 1
Em uma escola, uma pesquisa foi realizada para analisar a preferência dos alunos em relação ao tipo de música que mais gostam. Os resultados foram registrados na tabela abaixo:
Tipo de música | Número de alunos |
---|---|
Pop | 35 |
Rock | 20 |
Hip-Hop | 15 |
Eletrônica | 10 |
Sertanejo | 20 |
Determine a frequência absoluta do número de alunos que escutam Eletrônica e número total de alunos entrevistados.
Exercício 2
Em uma biblioteca, foi realizado um levantamento sobre a preferência de gênero literário entre os alunos do ensino médio. A tabela abaixo mostra a distribuição da frequência absoluta dos alunos conforme o gênero literário preferido:
Gênero literário | Número de alunos | Frequência absoluta acumulada |
---|---|---|
Romance | 25 | |
Ficção cientifica |
15 | |
Mistério | 20 | |
Fantasia | 30 | |
Não gosta de ler | 10 |
Complete a terceira coluna com a frequência absoluta acumulada.
Exercício 3
Em uma tabela de frequências absolutas com sete classes a distribuição é, nesta ordem, 12, 15, 20, 10, 13, 23, 9. Assim, a frequência absoluta acumulada da 5ª classe é?
Exercício 4
Em uma turma do ensino médio, foi realizada uma pesquisa sobre a altura dos estudantes. Os dados foram agrupados em intervalos fechados à esquerda e abertos à direita. A tabela abaixo mostra a distribuição de alturas em centímetros e as frequências absolutas correspondentes:
Altura (cm) | Frequência absoluta | Frequência relativa | % |
---|---|---|---|
[150, 160) | 10 | ||
[160, 170) | 20 | ||
[170, 180) | 15 | ||
[180, 190) | 10 | ||
[190, 200) | 5 |
Preencha a terceira coluna com as frequências relativas e a quarta com as respectivas porcentagens.
Exercício 5
Em uma turma de matemática do ensino médio, os alunos foram avaliados em relação ao seu desempenho em uma prova. A tabela abaixo mostra os nomes dos alunos, a frequência absoluta dos pontos obtidos, a frequência relativa na forma de fração e a frequência relativa em forma de porcentagem:
Aluno | Frequência absoluta | Frequência relativa | Frequência relativa % |
---|---|---|---|
Ana | 8 | ||
Bruno | 40 | ||
Carlos | 6 | ||
Diana | 3 | ||
Eduardo | 1/30 |
Complete os dados que estão faltando na tabela.
Exercício 6
Em uma turma de matemática do ensino médio, foi aplicada uma prova com 30 questões. As notas dos alunos foram registradas e agrupadas em intervalos de pontuação. A tabela abaixo mostra a distribuição de frequência absoluta desses intervalos:
Intervalo de notas | Frequência absoluta |
---|---|
[0,10) | 5 |
[10,20) | 12 |
[20,30) | 8 |
[30,40) | 3 |
[40,50) | 2 |
Qual a porcentagem de alunos com notas maiores ou iguais a 30?
Exercício 7
Os dados a seguir representam o tempo de espera (em minutos) de 25 clientes em uma fila de supermercado em um dia movimentado:
8, 14, 7, 12, 9, 10, 15, 18, 23, 17, 15, 13, 16, 20, 22, 19, 25, 27, 21, 24, 10, 28, 26, 30, 32
Construa uma tabela de frequência agrupando as informações em classes de amplitude iguais a 5, a partir do menor tempo encontrado.
Intervalo de tempo (min) | Frequência |
---|---|
Exercício 8
(CRM-MS) Consideremos a seguinte tabela que representa uma pesquisa feita com certa quantidade de alunos a fim de saber qual a profissão almejada por eles:
Profissões para o futuro
Profissões | Número de alunos |
---|---|
Jogador de futebol | 2 |
Médico | 1 |
Dentista | 3 |
Advogado | 6 |
Ator | 4 |
Analisando a tabela, podemos concluir que a frequência relativa dos alunos entrevistados que pretendem ser médicos é
a) 6,25%
b) 7,1%
c) 10%
d) 12,5%
Resposta correta: 6,25%
Para determinar a frequência relativa devemos dividir a frequência absoluta pelo total de entrevistados. Para médicos:
Exercício 9
(FGV 2012) Um pesquisador fez um conjunto de medidas em um laboratório e construiu uma tabela com as frequências relativas (em porcentagem) de cada medida, conforme se vê a seguir:
Valor medido | Frequência relativa (%) |
---|---|
1,0 | 30 |
1,2 | 7,5 |
1,3 | 45 |
1,7 | 12,5 |
1,8 | 5 |
total = 100 |
Assim, por exemplo, o valor 1,0 foi obtido em 30% das medidas realizadas. A menor quantidade possível de vezes que o pesquisador obteve o valor medido maior que 1,5 é:
a) 6
b) 7
c) 8
d) 9
e) 10
Da tabela, temos que os valores maiores que 1,5 são 1,7 e 1,8, que, com suas porcentagens somadas, acumulam 12,5 + 5 = 17,5%.
Ao fazermos e simplificarmos:
Assim, temos que o número procurado é o 7.
Exercício 10
(FASEH 2019) Em uma clínica médica, foram verificadas as estaturas, em centímetros, de uma amostra de pacientes. Os dados coletados foram organizados na tabela de distribuição de frequência a seguir; observe:
Estaturas (cm) | Frequência absoluta |
---|---|
161 |— 166 | 4 |
166 |— 171 | 6 |
171 |— 176 | 2 |
176 |— 181 | 4 |
Analisando a tabela pode-se afirmar que a média de altura, em centímetros, destes pacientes é, aproximadamente:
a) 165.
b) 170.
c) 175.
d) 180
Este é um problema resolvido por uma média ponderada, onde os pesos são as frequências absolutas de cada intervalo.
Devemos calcular a média de altura de cada intervalo, multiplicar pelo seu respectivo peso e dividir pela soma dos pesos.
Média de cada intervalo.
Uma vez calculadas as médias, as multiplicamos pelos respectivos pesos e somamos.
Dividimos este valor pela soma dos pesos: 4 + 6 + 2 + 4 = 16
Aproximadamente, 170 cm.
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ASTH, Rafael. Exercícios sobre frequência absoluta e relativa. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-frequencia-absoluta-e-relativa/. Acesso em: