Lei de Proust
A Lei de Proust, Lei das Proporções Constantes ou Lei das Proporções Definidas, foi formulada no início do século XIX pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) a qual afirma:
“Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa”.
Assim, depois de diversas experiência de pesagem, Proust constatou que após as reações químicas, as substâncias (reagentes e produtos) envolvidas apresentavam a mesma massa proporcional, ou seja, eram constantes donde a combinação de elementos formavam substâncias proporcionais. Em outras palavras, a massas dos reagente e dos produtos podem se alterar com a reação química, mas sempre terá relações proporcionais.
Lei de Lavoisier
A Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação das Massas foi formulada no final do século XVIII, pouco antes da Lei de Proust, pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794).
Ela postula que: “A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação” e ficou largamente conhecida pela frase: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
A união da Lei de Lavoisier e da Lei de Proust são chamadas de “Leis Ponderais”, na medida em que apresentam pesquisas sobre a massa dos elementos envolvidos nas reações químicas. Juntas, elas representam os estudos mais importantes da química uma vez que inauguraram seu nascimento como ciência.
Exemplo
Para entender melhor a aplicação da Lei de Proust, observe o exemplo abaixo da formação do gás carbônico (CO2):
- Experiência 1: 6g de Carbono (C) são combinados com 16g de Oxigênio (O) formando 22g de Gás Carbônico (CO2)
- Experiência 2: 12g de Carbono (C) são combinados com 32g de Oxigênio (O) formando 44g de Gás Carbônico (CO2)
Embora os números da segunda experiência sejam o dobro da primeira, eles são proporcionais, ou seja, a proporção das massas na primeira experiência é de 6:16:22, enquanto na segunda, a proporção é de 12:32:44. Para confirmar se a Lei de Proust está sendo utilizada, basta dividir os números das massas dos elementos envolvidos:
Logo,
Experiência 1: 6/16=0,375
Experiência 2: 12/32=0,375
Note que a molécula de água (H2O), formada pela combinação de duas moléculas de hidrogênio (com massa atômica 1) e uma de oxigênio (com massa atômica 16), sempre apresentam a proporção de 8:1. Dessa maneira, 2 moléculas de hidrogênio têm (1x2) 2g, e 1 molécula de oxigênio (16x1) possui 16g. Logo, 2/16 = 1/8.
Para conhecer melhor os elementos químicos veja o artigo Tabela Periódica.
Exercício Resolvido
Observe as massas das substâncias envolvidas nas experiências químicas abaixo e analise se elas estão de acordo com a Lei de Proust:
- Experiência 1: 2g de hidrogênio são combinados com 8g de oxigênio
- Experiência 2: 1,25g de hidrogênio são combinados com 5g de oxigênio
Resposta: As experiências acima estão de acordo com a Lei de Proust, uma vez que se dividirmos os valores, a proporção será a mesma, ou seja, a massa dos elementos é constante:
2g/8g = 0,25
1,25/5 = 0,25
Saiba mais sobre em:
MATÉRIA, Equipe. Lei de Proust. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/lei-de-proust/. Acesso em: