Pontilhismo
O “Pontilhismo” (do francês pointillisme) foi uma técnica de pintura criada na França em meados de 1880. Nela, a decomposição tonal é obtida a partir de pinceladas pequenas.
Esse movimento ficou também conhecido como punctilhismo, cromoluminarismo, neo-impressionismo, pintura de pontos ou divisionismo.
O Pontilhismo está centrado no modo como se produz a cor com o pincel, num modelo pictórico de natureza matemática no qual as cores são justapostas (e não mescladas).
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Origem do movimento
As pesquisas científicas na área óptica marcaram este movimento, sobretudo as de Michel Eugène Chevreul (1786-1889). Ele publicou em 1839 um estudo sobre a lei das cores complementares intitulado “Da lei do contraste simultâneo das cores”.
As análises de Hermann von Helmholtz (1821-1894) sobre a teoria da visão colorida tricromática (1878) também contribuíram para a criação do pontilhismo.
Vale ressaltar que o pontilhismo foi o precursor das técnicas de pixelização e separação cromática para televisão.
Principais Características
Devemos ressaltar que o pontilhismo foi uma técnica desenvolvida a partir do movimento impressionista, sobretudo no que tange a aversão desses pela linha como delimitação.
A decomposição das cores e da luminosidade enquanto forma de criar dimensão e profundidade, bem como a preferência por realizar as pinturas ao ar livre a fim de captar a luz e cor.
Contudo, o pontilhismo está mais focado no recorte geométrico ou na pesquisa científica da cor. O objetivo é de se obter tons mais luminosos que transmitam luz e calor.
Nas técnicas clássica de pintura, a delimitação das formas é obtida pelas linhas e as cores pela mistura das tintas.
Já no pontilhismo, a justaposição das cores primárias separadas por espaços brancos muito reduzidos acaba misturando imagens e cores.
Dessa maneira, é produzida uma terceira cor que, vista à distância, permite que uma imagem pontilhada torne-se contínua ao se misturar nos olhos do observador que terá a impressão de um todo.
Portanto, o tom é decomposto a partir das cores primárias, as quais fazem surgir cores secundárias que constituem (delimitam) a forma dos objetos representados. Isso porque a alteração prismática da cor realça as impressões e tons.
Assim, podemos citar como características do pontilhismo:
- decomposição das cores
- pintura feita por pequenos pontos (como um mosaico)
- fragmentação e simplificação das formas
- preferência por cenários ao ar livre
- investigação da luz e da percepção ótica
Saiba mais sobre as Cores.
Principais Artistas e Obras
Os artistas que mais se destacaram na arte do pontilhismo foram:
Paul Signac (1863-1935)
Pintor francês e um dos maiores representantes do pontilhismo. Produziu diversas obras das quais se destacam: A Ponte De Asnieres (1888) e Entrada do Porto de Marselha”(1911).
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Georges Seurat (1859-1891)
Pintor francês considerado um dos pioneiros do movimento pontilhista. É autor de “Tarde de domingo na ilha de Grande Jatte" (1884) e “O Circo” (1890-1891).
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Além deles, também foram influenciados pelo pontilhismo os artistas:
- Van Gogh (1853-1890)
- Henri Matisse (1869-1954)
- Pablo Picasso (1881-1973)
Pontilhismo no Brasil
No Brasil, durante a Primeira República (1889-1930), o pontilhismo marcou as obras de Belmiro de Almeida (1858-1935) e Eliseu Visconti (1866-1944).
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Referências Bibliográficas
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 1994.
GOMBRICH, Ernst Hans. A História da arte. 16 Rio De Janeiro: Editora LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2015.
DIANA, Daniela. Pontilhismo. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/pontilhismo/. Acesso em: