Questões para Olimpíada de Matemática Nível 3 (Ensino Médio)

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Se prepare (ou ajude os seus alunos a se preparem) para a OBMEP, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares.

Esta lista possui questões originais, inspiradas nas questões da OBMEP, para o Nível 3 (Ensino Médio). Todas as questões possuem soluções explicadas.

Questão 1

Três amigos — Alice, Bob e Carlos — dividem um táxi para percorrer 30 km. Cada um tem um destino em diferentes pontos do percurso:

  1. Alice desce no primeiro ponto, aos 10 km.
  2. Bob desce no segundo ponto, aos 20 km.
  3. Carlos desce no terceiro e último ponto, aos 30 km.

A corrida custou R$ 48,00. Eles estão discutindo uma maneira justa de dividir esse valor.

Se eles decidirem dividir o valor proporcionalmente à distância percorrida por cada um, quanto cada amigo deve pagar?

A) Alice: R$ 5,00, Bob: R$ 12,50, Carlos: R$ 27,50

B) Alice: R$ 8,00 Bob: R$ 16,00, Carlos: R$ 24,00

C) Alice: R$ 10,00, Bob: R$ 15,00, Carlos: R$ 20,00

D) Alice: R$ 15,00, Bob: R$ 15,00, Carlos: R$ 15,00

E) Alice: R$ 9,00, Bob: R$ 13,50, Carlos: R$ 22,50

Gabarito explicado

Para resolver, divida o custo proporcionalmente aos quilômetros que cada um percorreu:

  • Alice percorreu 10 km (1/3 da distância).
  • Bob percorreu 20 km (também 2/3 da distância).
  • Carlos percorreu 30 km (3/3 da distância).

Assim, Bob deve pagar o dobro de Alice e, Carlos, o triplo de Alice.

  • 1 parte para Alice;
  • 2 partes para Bob;
  • 3 partes para Carlos.

Um total de seis partes. Assim, vamos dividir o total por 6:

48 / 6 = 8

Cada parte é igual a R$ 8,00. Logo:

  • Alice: 1 parte = R$ 8,00.
  • Bob: 2 partes = R$ 16,00.
  • Carlos: 3 partes = R$ 24,00.

Conferindo o total:

8 + 16 + 24 = 48

Questão 2

Considere um círculo. Marque dois pontos quaisquer na circunferência que o determina e chame-os de P e Q. Agora, escolha um terceiro ponto aleatoriamente na circunferência e chame-o de X.

Qual é, aproximadamente, a maior probabilidade do triângulo formado pelos pontos P, Q e X "envolver" o centro do círculo? Ou seja, qual a probabilidade de que o centro do círculo fique dentro triângulo?

a) 25%

b) 33,33%

c) 50%

d) 66,67%

e) 75%

Gabarito explicado

1. Visualização:

Círculo: desenhe um círculo em um papel e marque os pontos P e Q em qualquer lugar da circunferência.

círculo 1

Triângulo: marque um ponto X e conecte os pontos P, Q e X com linhas retas. Você formará um triângulo.

Condição: para que o triângulo "envolva" o centro C, o ponto X precisa estar em determinados pontos da circunferência.

Por exemplo:

círculo 2

Alinhando Q, C e X, chamando X de Qʼ, no outro extremo, alinhando P, C e X, chamando X de Pʼ, temos:

círculo com os triângulos

Veja que X pode ser qualquer ponto do arco pilha P apóstrofo Q apóstrofo com sobreparênteses acima, ou seja: P apóstrofo menor ou igual a x menor ou igual a Q apóstrofo.

2. Analisando a probabilidade:

A probabilidade é calculada como a razão entre os casos favoráveis pelos casos totais.

P igual a numerador c a s o s espaço f a v o r á v e i s sobre denominador c a s o s espaço t o t a i s fim da fração

Os casos favoráveis são todos os pontos X que pertencem ao arco PʼQʼ.

Os casos totais são os pontos da circunferência. O comprimento da circunferência é dado por:

C espaço igual a espaço 2 pi. r

Onde r é o raio da circunferência.

Substituindo na fórmula da probabilidade:

P igual a numerador P apóstrofo Q apóstrofo sobre denominador 2 pi. r fim da fração

Logo, a probabilidade é máxima quando o arco PʼQʼ é máximo.

3. Arco PʼQʼ máximo:

O comprimento do arco PʼQʼ é igual ao comprimento do arco PQ. Veja que o ângulo central é o ângulo que determina os arcos. Pela propriedade dos ângulos opostos pelo vértice, temos que PCQ = PʼCQʼ.

Portanto, qual é a situação em que os pontos P e Q estão mais afastados? A resposta é que estão mais afastados quando estão a meia circunferência um do outro.

No exato ponto que o arco PʼQʼ = 180º, ou seja, pi. r, os três pontos Pʼ, C e Qʼ são colineares e, portanto, não formam um triângulo.

Vamos considerar o ponto exatamente anterior a 180º.

4. Cálculo da probabilidade:

Substituindo o valor do arco máximo na fórmula da probabilidade:

P igual a numerador pi. r sobre denominador 2 pi. r fim da fraçãobold italic P negrito igual a negrito 1 sobre negrito 2 negrito igual a negrito 50 negrito sinal de percentagem

Resposta correta: c) 50%

Questão 3

Qual das alternativas abaixo apresenta a justificativa correta para que, dentre todos os retângulos de perímetro fixo, o quadrado possui a maior área?

a) A área do quadrado é sempre um número perfeito.

b) O quadrado possui os quatro lados iguais, o que maximiza a área.

c) A diagonal do quadrado é a maior possível para um dado perímetro.

d) A área do retângulo pode ser expressa como uma função quadrática com concavidade para baixo, cujo valor máximo ocorre quando o retângulo é um quadrado.

e) A área do quadrado é diretamente proporcional ao quadrado de seu lado, enquanto a área do retângulo é diretamente proporcional ao produto de seus lados.

Gabarito explicado

A alternativa d) é a correta.

Ela expressa de forma clara e concisa a ideia de que a área do retângulo pode ser representada por uma função quadrática que o ponto máximo dessa função corresponde ao caso em que o retângulo é um quadrado.

Demonstração:

Seja "P" o perímetro fixo do retângulo:

P = 2x + 2y, onde x e y são as medidas dos lados do retângulo.

A área do retângulo é dada por:

A = x * y

Isolando y na equação do perímetro:

y = (P - 2x) / 2

Substituindo y na equação da área:

A = x * (P - 2x) / 2

A = (Px - 2x²) / 2

ou

A igual a numerador P x sobre denominador 2 fim da fração menos numerador 2 x ao quadrado sobre denominador 2 fim da fraçãobold italic A negrito igual a numerador negrito P negrito x sobre denominador negrito 2 fim da fração negrito menos bold italic x à potência de negrito 2

Analisando a função quadrática:

A função representa uma parábola com concavidade para baixo.

O ponto máximo dessa parábola representa a maior área possível.

O vértice da parábola corresponde ao valor de x que maximiza a função.

Calculando o vértice da parábola:

O vértice de uma parábola da forma y = ax² + bx + c ocorre em x = -b/2a.

No nosso caso, a = -1, b = P/2.

Logo,

x espaço igual a espaço numerador menos começar estilo mostrar P sobre 2 fim do estilo sobre denominador 2 espaço. parêntese esquerdo menos 1 parêntese direito fim da fraçãox espaço igual a espaço numerador menos começar estilo mostrar P sobre 2 fim do estilo sobre denominador menos 2 fim da fração igual a espaçox espaço igual a menos P sobre 2 espaço. espaço menos 1 meiobold italic x negrito espaço negrito igual a negrito espaço negrito P sobre negrito 4

Substituindo x por P/4 na equação do perímetro, encontramos y = P/4.

P espaço igual a espaço 2 x espaço mais espaço 2 yP espaço igual a espaço 2 P sobre 4 espaço mais espaço 2 yP espaço igual a P sobre 2 espaço mais espaço 2 yP menos P sobre 2 espaço igual a 2 yP sobre 2 igual a 2 ynegrito P sobre negrito 4 negrito igual a bold italic y

Conclusão:

O valor de x que maximiza a área é P/4.

O valor de y também é P/4.

Portanto, para obter a maior área, x e y devem ser iguais, ou seja, o retângulo é um quadrado.

OUTRA PROVA MATEMÁTICA

Seja P o perímetro do retângulo e b e h sua base e altura respectivamente. Logo, sua área A é definida por:

A = b . h

O perímetro é definido como:

P = 2b + 2h.

Área do quadrado em função do perímetro (P):

Como o quadrado possui quatro lados iguais, em relação ao perímetro P, cada um de seus lados (L) é:

L igual a P sobre 4

Assim, a área do quadrado em função do perímetro é:

A com q u a d r a d o subscrito fim do subscrito igual a P sobre 4 espaço. espaço P sobre 4 igual a P ao quadrado sobre 16

Como o retângulo é um quadrado deformado em d unidades para mais e para menos em relação a sua base e altura:

A com r e t â n g u l o subscrito fim do subscrito igual a abre parênteses P sobre 4 mais d fecha parênteses espaço. espaço abre parênteses P sobre 4 menos d fecha parênteses

Neste ponto, podemos utilizar o produto notável: produto da soma pela diferença resultando em uma diferença de dois quadrados.

A com r e t â n g u l o subscrito fim do subscrito igual a P ao quadrado sobre 16 menos d ao quadrado

Comparação entre a área do quadrado e do retângulo:

P ao quadrado sobre 16 menos d ao quadrado espaço menor que espaço P ao quadrado sobre 16

Conclusão:

Com a desigualdade acima, vemos claramente que a área do retângulo é sempre menor que a área do quadrado, assumindo que ambos possuem o mesmo perímetro.

Outras alternativas:

a): Não há relação entre a área ser um número perfeito e ser máxima.

b): Embora a igualdade dos lados seja uma característica do quadrado, essa afirmação por si só não justifica a maximização da área.

c): A diagonal não é diretamente relacionada à área máxima.

e): Essa afirmação é verdadeira, mas não explica por que o quadrado maximiza a área.

Questão 4

Cinco amigos – Carlos, Bruno, Felipe, Guilherme e Igor – foram à casa do João para uma tarde de jogos. Carlos chegou depois de Bruno, mas antes de Guilherme. Já Felipe, Guilherme e Igor chegaram um após o outro, nessa ordem.

Quem foi o primeiro a chegar?

A) Carlos

B) Bruno

C) Felipe

D) Guilherme

E) Igor

Gabarito explicado

Analisando a primeira pista:

"Carlos chegou depois de Bruno, mas antes de Guilherme."

Isso indica que a ordem entre esses três amigos é:

Bruno chegou antes de Carlos, e Carlos chegou antes de Guilherme.

A ordem parcial que temos até agora é: Bruno → Carlos → Guilherme

Analisando a segunda pista:

"Felipe, Guilherme e Igor chegaram um após o outro, nessa ordem."

Isso significa que:

Felipe chegou imediatamente antes de Guilherme e Guilherme chegou imediatamente antes de Igor.

A sequência completa desses três amigos é, então: Felipe → Guilherme → Igor

Uma opção seria:

Bruno → Felipe → Carlos → Guilherme → Igor

Esta opção satisfaz a pista 1(Bruno → Carlos → Guilherme), mas viola a pista 2, que afirma que Felipe → Guilherme → Igor chegaram nesta ordem.

Assim, a única opção possível é:

Bruno → Carlos → Felipe → Guilherme → Igor

Conclusão:

Bruno foi o primeiro a chegar.

Questão 5

Uma folha de papel no formato retangular de lados: L (largura) e H (altura), foi dobrada como na figura:

folha dobrada

O retângulo ABCD da folha teve o vértice C sobreposto ao lado AB. O ponto K representa o ponto onde ocorreu a dobra.

Qual expressão representa o percentual das áreas dos triângulos ACD e CBK juntas, em relação à área original da folha de papel?

a) Lx parêntese esquerdo reto H menos reto x parêntese direito espaço. espaço 100

b) L²x . 100

c) numerador reto H menos reto x sobre denominador reto H fim da fração. espaço 100 espaço

d) numerador reto H. reto x sobre denominador reto L fim da fração espaço. espaço 100

e) HL espaço. espaço 100

Gabarito explicado

Sendo um retângulo, a área original da folha é:

reto A com original subscrito igual a reto L. reto H

Onde, L é a largura e H é a altura.

Os triângulos DCK (a parte sobreposta) e DKC (parte "vazia") são iguais. Eles representam a porção da folha que foi dobrada, portanto, iguais.

Logo, a área dos triângulos ACD + CBK é iguai a área total original (LH) menos duas vezes DCK.

A C D espaço mais espaço C B K espaço igual a espaço L H espaço menos espaço 2. D K C

A fórmula da área de um triângulo é:

A com t r i â n g u l o espaço subscrito fim do subscrito igual a numerador b a s e espaço. espaço a l t u r a sobre denominador 2 fim da fração

No triângulo DKC a base é o próprio lado L, enquanto a altura é x. Logo:

A C D espaço mais espaço C B K espaço igual a espaço L H espaço menos espaço 2. numerador L. x sobre denominador 2 fim da fraçãoA C D espaço mais espaço C B K espaço igual a espaço L H espaço menos espaço L xA C D espaço mais espaço C B K espaço igual a espaço L parêntese esquerdo H espaço menos espaço x parêntese direito

Para o cálculo do percentual:

Devemos nos perguntar: qual número p (percentual) devemos multiplicar a área original para resultar em ACD + CBK?

L H espaço. espaço p espaço igual a espaço A C D espaço mais espaço C B KL H espaço. espaço p espaço igual a L parêntese esquerdo H menos x parêntese direitop espaço igual a numerador L parêntese esquerdo H menos x parêntese direito sobre denominador L H fim da fraçãobold italic p negrito espaço negrito igual a numerador negrito H negrito menos negrito x sobre denominador negrito H fim da fração negrito. negrito espaço negrito 100 negrito espaço

Questão 6

Ana pensou em um número e realizou as seguintes operações:

  1. Multiplicou o número por 3.
  2. Somou 8 ao resultado.
  3. Dividiu o total por 2.
  4. Subtraiu 6.
  5. Tirou a raiz quadrada do número final e obteve 5.

O resultado após a raiz quadrada foi 5.

Qual é a soma dos algarismos do número em que Ana pensou?

a) 8

b) 9

c) 10

d) 11

e) 12

Gabarito explicado

Chamaremos este número pensado por Ana de x. Após todas as operações, o resultado foi 5.

A estratégia que utilizaremos para determinar o número pensado por Ana é realizar as operações inversas, de "traz para frente".

A quinta operação foi a radiciação, por isso, utilizaremos a potenciação. Como o resultado foi 5, faremos 5².

5² = 25

A quarta operação foi a subtração, por isso, faremos adição. Coma ela havia subtraído 6, agora, somamos 6.

25 + 6 = 31

A terceira operação foi a divisão, desta forma, faremos a multiplicação. Como ela dividiu por 2, multiplicaremos por 2.

31 x 2 = 62

A segunda operação foi a soma, de modo que faremos uma subtração.

62 - 8 = 54

A primeira operação foi a multiplicação, por isso, faremos divisão. Como Ana havia multiplicado por 3, faremos a divisão por 3.

54 / 3 = 18

Conclusão:

O número pensado por Ana foi 18, logo, a soma dos algarismos é 9.

1 + 8 = 9

Questão 7

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Veja também:

Referências Bibliográficas

OBMEP. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Disponível em: http://www.obmep.org.br/. Acesso em: 24 out. 2024.

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.