Transformações físicas e químicas
As transformações que ocorrem nos materiais são classificadas em químicas e físicas.
As transformações físicas, embora sejam perceptíveis pela mudança na aparência do material, ocorrem de maneira mais passageira, não alterando intimamente a natureza da substância.
Já as transformações químicas são tão intensas que alteram a composição do material, fazendo com que a transformação produza uma substância quimicamente diferente do que se tinha no início.
Uma transformação física é diferente de uma transformação química porque: em uma transformação química novas substâncias são formadas, já a transformação física altera a forma do material, mas sua composição é a mesma.
Transformações físicas
Quando alteramos o tamanho ou a forma do material ele sofre uma mudança, mas não pode ser transformado em outro.
Olhando microscopicamente, percebemos que os átomos, íons ou moléculas passam por uma agitação ou reordenação, mas eles não são alterados.
Podemos observar isso nas mudanças de estado físico.
Observe que:
- Sólido: as partículas permanecem em posições fixas, por isso o volume e forma são bem definidos.
- Líquido: as partículas se movimentam com mais liberdade e, por isso, o líquido tem volume específico, mas a forma varia conforme o recipiente.
- Gasoso: as partículas se movimentam em todas as direções e com grande velocidade, preenchendo todo o recipiente, por isso o volume e forma são variáveis.
O exemplo mais comum que temos para as transformações físicas são os estados físicos da água.
Ao aquecermos a água ela vaporiza, se congelarmos a água ela solidifica, e quando a colocamos na temperatura ambiente ela retorna ao estado líquido.
A água em diferentes estados tem suas moléculas rearranjadas, mas a sua composição é a mesma. Por isso, temos uma transformação física.
Transformações químicas
Novas substâncias são criadas quando a matéria passa por uma transformação química. Reagentes são transformados em produtos por meio de reações.
As reações fazem com que ligações químicas sejam quebradas ou formadas, mas os átomos que participam da reação são os mesmos, só que rearranjados.
Percebemos a ocorrência de uma transformação química por aparecimento de luz, surgimento de bolhas de um gás, formação de partículas sólidas, mudança de cor e percepção de cheiro.
Vejamos esse exemplo:
O sódio é um metal alcalino e, como característica dessa família, reage violentamente com a água.
A reação entre sódio e água origina o hidróxido do metal e libera gás hidrogênio.
Mistura ou transformação química?
Nem sempre quando misturamos duas substâncias ocorre uma transformação.
Por exemplo, quando misturamos ferro e enxofre obtemos uma mistura de cor diferente das substâncias, se observadas separadamente.
Ao utilizar um ímã, conseguimos atrair o ferro e separá-lo do enxofre, devido o seu magnetismo. Ou seja, misturamos os dois, mas eles não perderam suas propriedades iniciais.
Entretanto, se misturarmos ferro e enxofre em uma proporção definida de 7g e 4g respectivamente, e colocarmos sob aquecimento, uma substância de cor preta é formada, trata-se do sulfeto de ferro II.
Dessa forma, o ferro não pode mais ser separado, pois foi transformado em outra substância.
Chegamos a conclusão que: uma mistura é um fenômeno físico, já uma reação é um fenômeno químico.
Fenômenos físicos e químicos
As transformações que a matéria sofre ao passar por alguma alteração também são chamadas de fenômenos físicos e químicos.
Vejamos esses dois exemplos:
Água e açúcar
O açúcar é um composto covalente e quando dissolvido em água as moléculas se dispersam, mas não alteram a sua identidade. Trata-se de um fenômeno físico.
Água e sal
Quando colocamos sal em água, os íons se dissociam, como demonstra a equação química:
Por se tratar de um composto iônico e solúvel em água, o cloreto de sódio sofre uma alteração, rompendo-se em seus íons. Trata-se de um fenômeno químico.
Os cátions e ânions são solvatados quando o polo negativo da água envolve os íons de sódio (cátions) e o polo positivo da água envolve os íons cloreto (ânions).
Tanto a natureza quanto o ser humano são capazes de transformar os materiais. Naturalmente, a fruta apodrece e o ferro enferruja. Mas também, provocamos transformações quando fervemos a água ou assamos uma carne. Esses são exemplos de fenômenos materiais que presenciamos no nosso dia a dia.
Veja também: Fenômenos físicos e químicos
Quiz - Transformações físicas e químicas
Agora que você já sabe diferenciar as transformações físicas e químicas, teste seus conhecimentos no Quiz a seguir:
Aproveite os exercícios a seguir para testar seus conhecimentos:
- Exercícios sobre transformações da matéria
- Exercícios sobre propriedades da matéria
- Exercícios sobre separação de misturas
- Exercícios sobre misturas homogêneas e heterogêneas
BATISTA, Carolina. Transformações físicas e químicas. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/transformacoes-fisicas-e-quimicas/. Acesso em: