Transformações geométricas: translação, rotação e reflexão
Transformações geométricas são mudanças realizadas em imagens, como: transportar, espelhar, girar, ampliar ou reduzir. Podem ser feitas em qualquer figura, sejam formas geométricas simples ou imagens complexas.
Estas transformações nos permitem criar novas figuras a partir das originais ou alterar sua posição. Para realizar estas transformações precisamos utilizar um sistema de referência e uma unidade de medida padrão, como no plano cartesiano.
O plano cartesiano é um sistema de coordenadas em um plano, onde cada ponto possui um único endereço. Ele é composto por dois eixos numerados, o x e o y. Assim, um par (x, y) fornece a localização exata deste ponto.
Ao conservar as formas, ou seja, mantendo os comprimentos e os ângulos, podemos realizar três transformações geométricas: translação, rotação e reflexão.
Por exemplo, ao mover uma imagem para um novo local, estaremos realizando uma translação. Se a girarmos em torno de um ponto, será uma rotação. Se refletirmos a figura em relação a um eixo, estaremos fazendo uma reflexão.
Translação
A translação consiste em mover uma figura de um ponto a outro no plano, mantendo sua forma, orientação e tamanho.
Exemplo
Os dois triângulos da imagem abaixo são congruentes, ou seja, iguais. Podemos dizer que o triângulo ABC se moveu para a segunda posição, representada pelo triângulo A'B'C'.
Reflexão
A reflexão consiste em espelhar uma imagem em relação a uma reta, que pode ser horizontal, vertical ou inclinada. Esta reta é chamada de eixo de reflexão.
Na reflexão, as coordenadas de cada ponto da figura original são invertidos em relação ao eixo de reflexão.
Exemplo
Na reflexão em relação ao eixo x abaixo, as coordenadas dos pontos A, B e C, passaram para A', B' e C', assim:
A (-5, 3) ► A' (-5, -3)
B (-6, 1) ► B' (-6, -1)
C (-2, 2) ► C' (-2, -2)
Em outros termos, cada ponto A, B e C, está a mesma distância do eixo x, de reflexão, que estão os pontos A', B' e C'.
Rotação
A rotação de uma imagem consiste em girá-la em relação a um ponto no plano, chamado de centro de rotação. Para realizar a rotação de uma figura, devemos considerar a orientação do giro (sentido horário ou anti-horário), e a medida, em graus, do ângulo de rotação.
Exemplo
O triângulo ABC sofreu um giro no sentido anti-horário de um ângulo de rotação de 45°. O centro de rotação é o ponto A, que por isto, permanece fixo.
Transformações geométricas de redução e ampliação
Na redução ou ampliação, as dimensões da imagem são aumentadas ou diminuídas, mantendo a proporção.
Nestes casos, os ângulos permanecem os mesmos, mas os comprimentos e larguras aumentam ou diminuem. Por isto, a forma da imagem é mantida, enquanto sua área é alterada.
Exemplo
Exercícios sobre transformações geométricas
Exercício 1
O quadrilátero ABCD a seguir, transladou quais medidas nas direções x e y, até a posição A'B'C'D'?
Exercício 2
Faça um esboço da reflexão do pentágono em relação à reta vertical.
Exercício 3
O triângulo retângulo a seguir sofreu uma rotação com centro de rotação no ponto B. Responda o sentido do giro e a medida do ângulo de rotação.
Veja também:
- Geometria
- Simetria: tipos, definição e atividades para imprimir
- Geometria Plana
- Formas Geométricas
- Polígonos
ASTH, Rafael. Transformações geométricas: translação, rotação e reflexão. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/transformacoes-geometricas/. Acesso em: