Exercícios de Sistemas de Equações do 1º Grau (Comentados e Resolvidos)
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física
Os Sistemas de equações do 1º grau são constituídos por um conjunto de equações que apresentam mais de uma incógnita. Resolver um sistema é encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente todas essas equações.
Muitos problemas são resolvidos por sistemas de equações. Portanto, é importante conhecer os métodos de resolução para esse tipo de cálculo.
Questão 1
Um grupo de amigos está indo a um show e precisa comprar ingressos. Os ingressos custam R$ 40,00 cada para estudantes e R$ 60,00 cada para não estudantes. O grupo é composto por 8 amigos. No total, foram gastos R$ 360,00 na compra dos ingressos.
Escreva um sistema de equações do primeiro grau que represente essa situação e, em seguida, resolva-o para encontrar o número de ingressos de cada tipo.
Resposta: 6 ingressos de estudantes e 2 de não estudantes.
Resolução
Utilizamos letras para descrever os valores:
x para estudantes;
y para não estudantes.
Como são oito pessoas, temos que:
x + y = 8
Como sabemos o preço pago por cada estudante (x), que foi de R$40,00 e, para não estudantes de R$60,00, sendo o total R$360,00, escrevemos:
40x + 60y = 360
Temos duas equações com duas incógnitas cada e, assim, podemos montar e resolver o sistema.
Utilizando o método da substituição, isolamos uma incógnita na primeiro equação e substituímos na segunda.
Isolando x na primeira:
x = 8 - y
Substituindo na segunda:
Retornando este valor em x = 8 - y, temos:
x = 8 - 2 = 6
Assim, temos 6 ingressos do tipo x (estudantes) e 2 ingressos do tipo y (não estudantes).
Questão 2
Em uma feira as maçãs custam R$ 2,00 cada e bananas custam R$ 1,50 cada. Você decide comprar um total de 10 frutas e gasta R$ 17,00 no total. Escreva um sistema de equações do primeiro grau que represente essa situação e, em seguida, resolva-o para encontrar o número de maçãs e bananas compradas.
Resposta: 6 bananas e 4 maçãs.
Resolução
O número de maçãs mais o de bananas é de 10 frutas.
maçãs + bananas = 10
Vamos utilizar m para maçãs e b para bananas.
m + b = 10
Também sabemos que no total, 15 reais foram gastos, assim como o preço de cada tipo de fruta.
2m + 1,5b = 17
Temos duas equações com duas incógnitas cada. Escrevendo o sistema:
Vamos resolver este sistema pelo método da adição. Para isto, multiplicamos a primeira equação por -2.
Somando as duas equações termo a termo, cancelamos o m.
Assim, temos que b:
Como foram compradas 10 frutas, se 6 foram bananas, restam que 4 foram maçãs.
Questão 3
Aprendizes de Marinheiro - 2017
A soma de um número x com o dobro de um número y é - 7; e a diferença entre o triplo desse número x e número y é igual a 7. Sendo assim, é correto afirmar que o produto xy é igual a:
a) -15
b) -12
c) -10
d) -4
e) - 2
Vamos começar montando as equações considerando a situação proposta no problema. Desta forma, temos:
x + 2.y = - 7 e 3.x - y = 7
Os valores de x e y devem satisfazer ao mesmo tempo as duas equações. Portanto, formam o seguinte sistema de equações:
Podemos resolver esse sistema pelo método da adição. Para tal, vamos multiplicar a segunda equação por 2:
Somando as duas equações:
Substituindo na primeira equação o valor de x encontrado, temos:
1 + 2y = - 7
2y = - 7 - 1
Assim, o produto xy será igual a:
x.y = 1 . (- 4) = - 4
Alternativa: d) - 4
Questão 4
Colégio Militar/RJ - 2014
Um trem viaja de uma cidade a outra sempre com velocidade constante. Quando a viagem é feita com 16 km/h a mais na velocidade, o tempo gasto diminui em duas horas e meia, e quando á feita com 5 km/h a menos na velocidade, o tempo gasto aumenta em uma hora. Qual é a distância entre estas cidades?
a) 1200 km
b) 1000 km
c) 800 km
d) 1400 km
e) 600 km
Sendo a velocidade constante, podemos usar a seguinte fórmula:
Então, a distância é encontrada fazendo-se:
d = v.t
Para a primeira situação temos:
v1 = v + 16 e t1 = t - 2,5
Substituindo esses valores na fórmula da distância:
d = (v + 16) . (t - 2,5)
d = v.t - 2,5v + 16t - 40
Podemos substituir v.t por d na equação e simplificar:
-2,5v +16t = 40
Para a situação em que a velocidade diminui:
v2 = v - 5 e t2 = t + 1
Fazendo a mesma substituição:
d = (v -5) . (t +1)
d = v.t + v -5t -5
v - 5t = 5
Com essas duas equações, podemos montar o seguinte sistema:
Resolvendo o sistema pelo método da substituição, vamos isolar o v na segunda equação:
Vamos substituir este valor para encontrar a velocidade:
v = 5 + 5 . 15
v = 5 + 75 = 80 km/h
Para encontrar a distância, basta multiplicar os valores encontrados da velocidade e do tempo. Assim:
d = 80 . 15 = 1200 km
Alternativa: a) 1 200 km
Questão 5
Aprendizes de Marinheiro - 2016
Um estudante pagou um lanche de 8 reais em moedas de 50 centavos e 1 real. Sabendo que, para este pagamento, o estudante utilizou 12 moedas, determine, respectivamente, as quantidades de moedas de 50 centavos e de um real que foram utilizadas no pagamento do lanche e assinale a opção correta.
a) 5 e 7
b) 4 e 8
c) 6 e 6
d) 7 e 5
e) 8 e 4
Considerando x o número de moedas de 50 centavos, y o número de moedas de 1 real e o valor pago igual a 8 reais, podemos escrever a seguinte equação:
0,5x + 1y = 8
Sabemos ainda que foram utilizadas 12 moedas no pagamento, então:
x + y = 12
Montando e resolvendo o sistema por adição:
Vamos multiplicar toda a segunda equação por -1.
Somamos termo a termo as duas equações e, com isso, eliminamos a incógnita y.
Substituindo o valor encontrado de x na primeira equação:
8 + y = 12
y = 12 - 8 = 4
Alternativa: e) 8 e 4
Questão 6
Colégio Pedro II - 2014
De uma caixa contendo B bolas brancas e P bolas pretas, retiraram-se 15 bolas brancas, permanecendo entre as bolas restantes a relação de 1 branca para 2 pretas. Em seguida, retiraram-se 10 pretas, restando, na caixa, um número de bolas na razão de 4 brancas para 3 pretas. Um sistema de equações que permite determinar os valores de B e P pode ser representado por:
Considerando a primeira situação indicada no problema, temos a seguinte proporção:
Juntando essas equações em um sistema, encontramos a resposta do problema.
Alternativa: a)
Questão 7
Faetec - 2012
Carlos resolveu, em um final de semana, 36 exercícios de matemática a mais que Nilton. Sabendo que o total de exercícios resolvidos por ambos foi 90, o número de exercícios que Carlos resolveu é igual a:
a) 63
b) 54
c) 36
d) 27
e) 18
Considerando x como o número de exercícios resolvidos por Carlos e y o número de exercícios resolvidos por Nilton, podemos montar o seguinte sistema:
Substituindo x por y + 36 na segunda equação, temos:
y + 36 + y = 90
2y = 90 - 36
Substituindo esse valor na primeira equação:
x = 27 + 36
x = 63
Alternativa: a) 63
Questão 8
Enem/PPL - 2015
Uma barraca de tiro ao alvo de um parque de diversões dará um prêmio de R$ 20,00 ao participante, cada vez que ele acertar o alvo. Por outro lado, cada vez que ele errar o alvo, deverá pagar R$ 10,00. Não há cobrança inicial para participar do jogo. Um participante deu 80 tiros, e, ao final, recebeu R$ 100,00. Qual foi o número de vezes que esse participante acertou o alvo?
a) 30
b) 36
c) 50
d) 60
e) 64
Sendo x o número de tiros que acertou o alvo e y o número de tiros errados, temos o seguinte sistema:
Podemos resolver esse sistema pelo método da adição, iremos multiplicar todos os termos da segunda equação por 10 e somar as duas equações:
Portanto, o participante acertou 30 vezes o alvo.
Alternativa: a) 30
Questão 9
Enem - 2000
Uma companhia de seguros levantou dados sobre os carros de determinada cidade e constatou que são roubados, em média, 150 carros por ano. O número de carros roubados da marca X é o dobro do número de carros roubados da marca Y, e as marcas X e Y juntas respondem por cerca de 60% dos carros roubados. O número esperado de carros roubados da marca Y é:
a) 20
b) 30
c) 40
d) 50
e) 60
O problema indica que o número de carros roubados da marca x e y juntas equivale a 60% do total, então:
150.0,6 = 90
Considerando esse valor, podemos escrever o seguinte sistema:
Substituindo o valor de x na segunda equação, temos:
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.
GOUVEIA, Rosimar. Exercícios de Sistemas de Equações do 1º Grau (Comentados e Resolvidos).Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/sistemas-de-equacoes-do-1-grau-exercicios/. Acesso em: